Uptime Robot – Uma ferramenta que te avisa quando seu site fica offline

Se tem uma coisa que apavora os donos de blogs e sites é justamente o período em que os projetos ficam fora do ar. Muitas empresas de hospedagem divulgam seus serviços garantindo 99% de uptime. Mas, será que você recebe o que paga? Nestas horas, uma ferramenta como o Uptime Robot pode te ajudar muito.

O Uptime Robot é uma ferramenta gratuita que te informa quando seu site está fora do ar. O quanto antes você saber se seu blog ou site está com algo errado, mais rápido você o resolve e menor são as chances destes se transformarem em problemas ainda maiores. Sites fora do ar podem ser uma grande dor de cabeça. Afinal, é bem provável que com um blog offline você esteja perdendo dinheiro. Ninguém quer ter prejuízos né?

O que é e como funciona o Uptime Robot?

É uma ferramenta muito simples. Não é necessário sequer instalar códigos de acompanhamento nos seus sites. Também não vai interferir em nada na performance. Existe uma versão gratuita e uma versão paga. Porém, a gratuita é mais de que suficiente na grande maioria dos casos.

Faça do cadastro na plataforma

O primeiro passo para utilizar o Uptime Robot é fazer o cadastro. Acesse o site, clique em “Sign Up”.

Uptime Robot

O próximo passo é informar seus dados. Um email válido e uma senha. Você receberá uma mensagem em sua caixa de entrada para confirmar a conta. Confirme. Faça o login novamente no Uptime Robot e agora basta cadastrar os sites que deseja monitorar.

Na versão gratuita, você pode cadastrar até 50 sites que são monitorados com 5 minutos de intervalo. Se precisar monitorar mais sites ou quiser diminuir o intervalo de verificação para um minuto, precisará de um plano pago. Até hoje utilizo o gratuito e me atende muito bem. Acho que é mais do que suficiente para a grande maioria dos usuários.

Após o login, verá uma janela parecida com esta:

Uptime Robot

Clique em “Add New Monitor” para cadastrar o site que você quer monitorar. Depois cadastre os dados do site:

Uptime Robot

Monitor Type: Escolha HTTP(s)
Friendly Name: Escolha um nome ou coloque o nome do seu site mesmo.
URL: Informe a URL do site
Monitoring Interval: Deixe em “Every 5 minutes” mesmo, mas você pode aumentar o tempo se desejar.
No campo “Select Alert Contacts to Notify” marque a caixinha ao lado do email que foi cadastrado.
Por fim, clique em “Create Monitor” para salvar as alterações.

Desta forma, toda vez que o site cadastrado estiver fora do ar, o usuário será notificado por e-mail. Também existem opções para receber alertas por SMS e até pelo Telegram.

-> Leia também: Hospedagem grátis para WordPress.

Agora, você pode saber se sua hospedagem realmente entrega o que promete!

Como o Uptime Robot monitora o “uptime” do seu site a cada cinco minutos, é possível saber se o seu serviço de hospedagem realmente anda cumprindo o que promete.

Uptime Robot

Pelo menos por aqui alguns projetos estão com 99% de Uptime! Espero que vocês possam fazer uma boa utilidade da ferramenta! Se ficarem com dúvidas, usem o espaço de comentários que tentarei ajudar na medida do possível.

Curso Renda Online Passo a Passo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!