Serviços grátis de email marketing

Se tem uma coisa que eu me arrependo até hoje, depois de mais de 12 anos trabalhando com blogs e sites. é não ter cadastrado os emails dos leitores desde o primeiro dia. Por isso, hoje eu separei uma lista com serviços grátis de email marketing, especialmente para quem está começando.

Qual a importância de ter o email dos seus leitores?

O Google nunca foi uma ferramenta 100% confiável. Hoje, ela pode te trazer milhares de leitores todos os dias, mas amanhã, uma simples alteração no algoritmo de buscas pode colocar todo o seu trabalho a perder.

O Google muda o tempo todo e ninguém pode depender apenas de tráfego orgânico.

Outra coisa importante de ser frisada, é que a grande maioria dos seus leitores também não vai lembrar de visitar o site todos os dias para verificar se há conteúdo novo.

Serviços gratuitos de email marketing

Email é uma coisa que hoje todo mundo tem. E pra mim não há melhor maneira de informar a quem gostou do seu conteúdo, que existem novas postagens.

É muito mais fácil e prático. Escreveu algo novo? Basta mandar uma mensagem informando sua lista. Quer outra vantagem? É o meio mais fácil de promover produtos que talvez resolva vender um dia.

Por que usar um serviço de email marketing?

Simples de responder esta pergunta: produtividade e eficiência. Os serviços de email marketing permitem organizar os contatos da melhor forma possível. Você pode criar listas para leitores receberem apenas um tipo de conteúdo e também criar as mais diversas campanhas, visando vendas ou qualquer outra atividade dentro da sua estratégia.

Serviços grátis de email marketing

Para quem está começando, o dinheiro está sempre curto. Mas isto não é motivo para não iniciar os trabalhos.

Como eu mencionei lá no início do post, tudo que eu queria era ter coletado estes emails desde o meu primeiro blog. Tudo teria sido mais fácil.

Conselho se fosse bom, a gente vendia, mas mesmo assim, fica a dica: Crie sua lista hoje!

Ah, mas eu não sei o que vou mandar para meus leitores!

Não importa. Colete estes emails e vá estudando uma estratégia para divulgação do seu conteúdo.

Pode ser que amanhã você resolva desenvolver um curso, escrever um livro. Esta lista se tornará uma ferramenta poderosa para fazer a divulgação desse trabalho.

Serviços de email marketing não são baratos

Eu não quero jogar um balde de água fria, mas apesar de termos ferramentas gratuitas, serviços de email marketing são caros pois exigem uma estrutura poderosa para oferecerem um serviço de qualidade.

Mas calma! Você não vai precisar gastar dinheiro agora. Dá pra fazer muita coisa com os planos gratuitos.

Veja alguns que você pode testar:

MailerLite

Serviços grátis de email marketing - Mailerlite

Uso MailerLite há alguns e é muito prático e simples de usar. É possível ter até 1000 cadastros dentro do plano gratuito e enviar até 12000 emails. Também permite automações. Os planos pagos começam em US$10 dólares.

MailChimp

Mailchimp

É de longe uma das ferramentas mais populares de email marketing. Possui funções incríveis e é bem fácil de usar. A versão gratuita permite até 2000 contatos e envio de 12000 emails por mês.

Sendinblue

Sendinblue

Também é uma boa ferramenta para iniciantes. Oferece possibilidade de contatos ilimitados, mas apenas permite o envio de 300 emails por dia.

Benchmark Email

Benchmark email

Mais um serviço disponível também em português, que lhe permite ter número ilimitados de contatos cadastrados gratuitamente e pode enviar até 250 emails durante 30 dias. Não permite automação.

Nitronews

Nitronews

Uma empresa brasileira onde você pode começar a cadastrar os seus contatos. No plano gratuito é possível cadastrar 2000 contatos e fazer até 10000 envios mensais. É possível usar os templates da plataforma, mas não é permitido criar landing pages.

Não importa qual serviço você escolha, é importante cuidar da sua lista!

Tenha na sua lista de contatos apenas pessoas que realmente querem receber seus emails. Sendo assim, em todas as mensagens que você enviar, ofereça um link para que a pessoa possa se descadastrar caso deseje.

Também fique de olho nos relatórios da sua ferramenta. Lá é possível enxergar quem está abrindo as mensagens. Particularmente, se alguém não abriu as três últimas mensagens, não está mais interessado no meu conteúdo, então faço a exclusão do email da lista sem dó.

Posso até mandar uma mensagem apenas para estas pessoas com um “alerta”. Também é uma forma de trazer este leitor de volta. Mas na maioria das vezes eles acabam excluídos mesmo.

Afinal, a lista depois de um tempo custa dinheiro e ninguém quer pagar por contatos que são “inúteis”.

Agora que apresentamos uma série de serviços grátis de email marketing, é bom não esperar mais para começar a captar seus contatos. Inicie o quanto antes, você não vai se arrepender depois.

Utiliza alguma ferramenta gratuita que não está na lista? Compartilhe conosco na área de comentários.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!