Rank Math SEO ou Yoast SEO, qual o melhor plugin?

Rank Math ou Yoast, qual o melhor plugin de SEO para sites em WordPress? Esta é uma pergunta que recebemos sempre aqui no site. Desde o lançamento do Rank Math, o Yoast parece finalmente ter ganho um concorrente de peso, que faz com que muitos usuários pensem em substituir um pelo outro.

Tanto o Rank Math quanto o Yoast são plugins criados para lhe ajudar a otimizar o SEO de sites em WordPress. Mas é bom sempre frisar que eles não fazem milagres. Estes plugins são apenas ferramentas bem completas que lhe orientam a deixar suas publicações com o SEO mais otimizado possível, de acordo com as palavras-chave utilizadas.

SEO by Rank Math

Mas, apenas pelo fato de estar utilizando um plugin de SEO, não há qualquer garantia que seus artigos sempre estarão na primeira posição dos motores de busca. O conteúdo vai sempre falar mais alto.

Por muitos anos, o Yoast reinou absoluto, mas desde 2019 o Rank Math vem ganhando cada vez mais espaço entre os usuários. E dá para entender o motivo.

A versão gratuita do Rank Math possui muito mais recursos que a versão gratuita do seu concorrente. Quando falamos da versão Pro, para uso pessoal, o Rank Math ainda é mais vantajoso. Por uma taxa anual de US$59 é possível utilizar o plugin em quantos sites desejar. Já o Yoast cobra o valor anual de US$99 por apenas 1 site.

Rank Math ou Yoast, qual o melhor?

Os dois plugins são MUITO bons e cumprem muito bem o seu papel. A dica é sempre testar o que melhor atende suas necessidades.

Eu já uso o Rank Math desde o seu lançamento. Na verdade, cheguei a fazer parte até do grupo de “beta testers” do plugin. E ele nunca deixou a desejar. Aos poucos está sendo implantado em todos os meus projetos, especialmente depois que acabei adquirindo a versão PRO.

O que o Rank Math oferece na sua versão gratuita:

Como o Yoast a grande maioria dos usuários já conhece e sabe o que ele pode oferecer na sua versão gratuita, optei por trazer o que o Rank Math oferece aos usuários. Desta forma, você pode comparar com o que já utiliza hoje e ver se vale a pena o teste (spoiler: sempre vale).

  • Edição de títulos/descrições: Permite ao usuário editar o título, descrição e slug de cada postagem do site;
  • XML Sitemap: Cria um sitemap em XML sem a necessidade de outros plugins para realizar esta função e é totalmente personalizável;
  • Breadcrumbs: Permite a adição de breadcrumbs;
  • Descrições exclusivas para as redes sociais: Escreva uma descrição nas postagens diferentes para cada rede social;
  • Redirecionamentos: Permite fazer redirecionamento de páginas, sem a necessidade de instalação de outros plugins;
  • Suporta múltiplas palavras-chave de foco (ao contrário do Yoast, que só permite uma);
  • Dados/esquemas estruturados;
  • Otimização do SEO de imagens;
  • Contador de links internos e externos;
  • Monitor 404: Excelente para acompanhar erros 404 do site;
  • Integração com Google Analytics;
  • Integração com o Google Search Console

Vale a pena testar o Rank Math?

Vale muito! Ainda mais porque toda a configuração doplugin é feita de forma simples, intuitiva e bem fácil. Em poucos minutos ele já está instalado no seu site. Para quem já utilizava o Yoast, é possível importar todos os dados já inseridos no plugin para o novo plugin.

Clique aqui para fazer download do Rank Math gratuitamente

Configuração do Rank Math
Tela de configuração inicial do plugin
Importação do Yoast
Tela de importação de dados do Yoast para o plugin

O painel também é bastante intuitivo e permite ativar e desativar funções de acordo com sua necessidade.

Painel de funções do Rank Math
Painel de funções

Para você que ainda estava na dúvida (ou medo mesmo) de testar este plugin, recomendamos fortemente. E reforçamos, ambos os plugins são excelentes, mas em questão de custo-benefício, o Rank Math está alguns passos na frente.

Clique aqui para fazer download do Rank Math gratuitamente

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!