Quais os melhores plugins de Backup para Blogs em WordPress

Já pensou em perder todo o seu trabalho de anos em questão de segundos? Isso pode acontecer – e acontece muito, quando não se tem um backup. Se você tem um blog ou site, sugiro ficar atento para estas minhas dicas dos melhores plugins de backup para WordPress.

Backup nunca é demais já dizia um amigo meu. O ideal é que se tenha backup do backup do backup. Eu até o chamei de exagerado, mas o assunto é sério e cópias de segurança nunca são um exagero.

Não dá para confiar 100% na sua hospedagem de sites!

Por melhor que seja a empresa de hospedagem e existir a promessa de backups diários ou semanais, nunca se deve confiar 100% nela. Imprevistos acontecem.

Certa vez um amigo teve problemas com a renovação de pagamento na Bluehost. Até conseguir resolver com o suporte, seu site ficou fora do ar. O dinheiro foi literalmente escorrendo pelo ralo. Ele nunca se preocupou em fazer um backup porque o servidor “cuidava de tudo”.

Só que esta situação poderia ter sido diferente. Se tivesse como acessar uma cópia de segurança dos seus arquivos, poderia ter colocado o site no ar em outro servidor e até em outra empresa de hospedagem, tamanho foi o descaso da primeira.

Lição aprendida, ele nunca mais contou só com os serviços da empresa contratada.

Eu já trabalho com blogs e sites há mais de 10 anos e posso dizer para vocês que hoje só não tem backup quem não quer, gosta de viver perigosamente ou é irresponsável mesmo.

Para quem usa WordPress, as soluções são ainda mais fáceis. Com poucos cliques se consegue copiar todos os arquivos, armazená-los até na nuvem e acessá-los na hora em que precisar.

Mas é claro que torcemos para nunca precisar.

Os melhores plugins de Backup para WordPress

Melhores plugins de backup para WordPress

O WordPress é uma ferramenta incrível e os plugins estão aí para facilitar nossa vida.

Mas não vai sair enchendo seu site com inúmeros plugins sem ter uma necessidade real para eles. O ideal é usar o melhor número possível. Menos plugins, menos consumo de recursos, menos problemas com hospedagens (inclusive compartilhadas) e desempenho do site.

Neste post, eu compartilho com vocês três soluções que testei e são excelentes para que você crie cópias dos seus arquivos. Escolha uma delas e seja feliz!

A melhor atualmente na minha opinião: UpdraftPlus

Melhores plugins de backup para WordPress - UpdraftPlus

Descobri o UpdraftPlus por acaso. O que mais me atraiu nele foi a quantidade de opções disponíveis, mesmo na versão gratuita.

É possível enviar o backup do seu site diretamente para o Google Drive, armazená-lo no seu servidor, enviar para um e-mail específico, Amazon S3, etc. Algumas funções como backup diretamente para o Dropbox, estão disponíveis apenas na versão paga. Mas para guardar os backups no Google Drive, você não paga nada.

Em caso de emergências, também é possível restaurar arquivos ou banco de dados diretamente no painel do UpdraftPlus.

Se você ainda não utiliza nenhum no seu blog, escolheria este sem sombra de dúvidas.

BackUpWordPress

BackUpWordPress - Plugin de Backup

Por muito tempo, este foi o plugin escolhido para cuidar dos backups dos meus sites. Inclusive ensinei aqui no site como fazer o backup do seu blog em poucos cliques.

Ele é excelente e cumpre bem o papel de fazer os seus backups. Porém, ele só os armazena dentro do seu servidor. Caso deseje enviar por email ou para serviços de nuvem, deverá comprar “add ons”.

BackWPup

BackWPUp - Plugin de Backup para WordPress

Acho que este foi o primeiro plugin de backup que comecei a usar. É bastante completo e permite realizar os backups de forma automatizada. Também permite o envio dos arquivos para o Google Drive, mas não de uma maneira tão simples como o UpdraftPlus.

Conclusão sobre os melhores plugins de backup para WordPress

Neste post, mostrei para vocês aqueles que acho que são os melhores plugins de backup para WordPress. O meu favorito até a data de publicação desde post, continua sendo o UpdraftPlus, mas qualquer uma das três opções que escolher funcionará muito bem.

O importante é que você crie este hábito de sempre realizar e atualizar as suas cópias de segurança. Além disso, sabendo que você tem tudo em mãos caso necessário, pode realizar testes no seu projeto sem ter dor de cabeça mais tarde.

Curso Renda Online Passo a Passo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!