Maneiras de fazer seu blog crescer mais rápido

O ano em que escrevo este post é 2021, mas os blogs, apesar de muitos dizerem o contrário, ainda são uma força em qualquer estratégia de marketing. Por isso, encontrar maneiras de fazer o seu blog crescer mais rápido, sempre vai ajudar a conseguir melhores resultados em menos tempo e consequentemente, diminuir a frustração.

O que mais leva as pessoas a desistirem dos blogs é justamente esta frustração que mencionei. Levar um blog ao sucesso não é uma tarefa fácil, mas totalmente possível. 

Porém, existem pessoas má intencionadas que espalham “fórmulas milagrosas”, prometendo retorno em X meses. E quando isso não acontece, além de desacreditar o trabalho de quem leva o mundo dos blogs a sério, causa desapontamentos em quem está ali, muitas vezes em busca de um sonho. 

Eu mesma levei praticamente um ano para ver algum resultado sobre o que eu escrevia. E olha que, quando comecei, lá em 2006, a concorrência era infinitamente menor e os blogs em português ainda engatinhavam. 

Isso significa que o mercado hoje está saturado?

Não. Escuto e leio muito isso pela internet. Tanto o mercado de blogs e afiliados hoje já está saturado e não tem mais espaço para quem começar. Muito pelo contrário. Espaço não falta. O que falta são pessoas querendo trabalhar sério e oferecendo serviços e conteúdo de qualidade. 

Não existe fórmula mágica. 

Não existe sucesso da noite para o dia. 

Existe sim a necessidade de muito trabalho. De muita persistência

Quando eu menciono sobre maneiras de fazer o seu blog crescer mais rápido, eu não estou prometendo milagres. Estou passando algumas dicas que, se eu soubesse lá no início, talvez não precisasse esperar um ano para ver algum retorno que me motivasse ainda mais a seguir nesse caminho. 

Felizmente eu não desisti e hoje posso ajudar inúmeras pessoas com meu trabalho. 

Algumas maneiras de fazer seu blog crescer mais rápido

Maneiras de fazer seu blog crescer mais rápido

Vamos lá! Vou compartilhar com vocês algumas maneiras de fazer seu blog crescer mais rápido. Tenho certeza de que pelo menos elas irão lhe ajudar a crescer como blogueiro(a).

Crie uma lista de leitores desde o primeiro dia

Não espere ter uma audiência alta para começar a fazer uma lista de leitores. Coloque um formulário para capturar os e-mails ou outro tipo de contato dos seus visitantes desde o primeiro dia em que seu blog estiver no ar.

Desta forma, sempre que tiver um conteúdo novo, poderá informá-los em primeira mão, oferecer conteúdos exclusivos e quem sabe no futuro até oferecer produtos diferentes. 

Existem serviços de e-mail marketing como o Mailerlite que permite que você comece a utilizar o serviço de maneira gratuita até um determinado número de contatos. Não existe desculpa!

Produzir conteúdo de qualidade é fundamental

Produza conteúdo de qualidade para seus leitores, não para motores de busca

Isso pode até soar clichê, mas esta é a regra número um para fazer um blog crescer. O autor deve escrever sempre pensando em resolver o problema e a dor do usuário, jamais agradar mecanismos de busca. Um texto bem escrito, um post tutorial bem elaborado, sempre terá como consequência um bom ranqueamento nas páginas de busca. 

Inspire-se, não copie!

Nada de copiar o trabalho do amiguinho. Você pode se inspirar? Não só pode como deve, mas nada de copiar e colar. Eu participo de alguns grupos e fóruns sobre blogs e sites e pasmem, volta e meia aparece alguém perguntando se não há problema em copiar um artigo mesmo “dando dos créditos”. Sinceramente, se fosse assim, seria muito fácil não é mesmo?

Mantenha seu conteúdo atualizado e crie um calendário editorial

Dependendo do seu nicho de atuação, procure sempre produzir conteúdo do tipo “evergreen” ou seja, sem uma data de validade. Eles são mais fáceis de serem atualizados e deixam seu blog sempre vivo.

Quanto ao calendário editorial, é importante definir uma periodicidade de posts. Blogs sem uma atualização constante, dificilmente conseguem crescer. Não importa que seja um post bem elaborado por semana, é importante manter esta consistência.

Divulgue seus artigos nas redes sociais

Marcar presença nas redes sociais pode fazer a diferença na hora de trazer audiência para o seu blog. Crie perfis nas redes sociais e faça a divulgação do seu trabalho.
Mas é preciso fazer esta divulgação com inteligência, nada de fazer SPAM, inclusive quando for divulgar seus posts em grupos e páginas que não são suas. 

Responda a todos os comentários e crie relacionamento com seus leitores

Sempre que tiver um comentário em seu blog, procure respondê-lo sempre que possível. O leitor desta forma se sente acolhido e tende a voltar ou ainda quem sabe se cadastrar na sua lista de e-mail. 

Faça parcerias saudáveis

Quando eu digo parcerias saudáveis, eu quero dizer aquelas que podem ajudar os dois lados. Você pode procurar blogs dentro do mesmo nicho e se oferecer para escrever um post ou ainda enviar uma mensagem na lista de leitores. O não do outro lado você já tem, então nada de ter medo de perguntar. Escreva um bom e-mail de apresentação e persista. As parcerias são excelentes maneiras de fazer seu blog crescer mais rápido.

Não deixe também de oferecer seu espaço para publicações de outros autores, desde que estejam dentro do seu nicho de atuação.

Faça Guest Posts para divulgar seu blog

Cuide do visual e da usabilidade

Um blog para manter a sua audiência fiel também precisa trazer um tema de fácil navegação e usabilidade. Procure deixar nas suas páginas somente o que é necessário. Menos é mais.
Utilize temas leves e limpos. Os que eu sempre recomendo são: o que usamos aqui no Vida de Blogueira, o Centive e também outros dois que utilizamos nos nossos projetos, o Generate Press e o Astra. 

Não se esqueça também de criar páginas de contato e sobre o seu blog. Elas são essenciais ainda mais se você pretende utilizar o Google AdSense.
Também não se esqueça de tonar o seu conteúdo fácil de ser compartilhado. Alguns temas já trazem botões de compartilhamento embutido. Se não for o seu caso, plugins como o Jetpack podem resolver este problema.

Faça comentários em outros blogs e sites

Procure comentar em outros blogs, principalmente se eles forem do mesmo nicho que o seu. Mas lembre-se que devem ser comentários produtivos e não aqueles do tipo “Muito bom seu blog”. Seja criativo!

Comentários em blogs

Não se esqueça do SEO

Mencionamos lá no início que você deve sempre procurar escrever seus textos visando resolver os problemas e as dores dos seus usuários. Mas isso não significa que boas práticas de SEO devem ser deixadas de lado. Estude e aprenda a aplicá-lo da melhor forma.

Faça experimentos com anúncios pagos

Quer tráfego rápido e de qualidade para o seu blog? Uma das melhores alternativas é investir em anúncios pagos no Google Ads ou Facebook Ads. E dependendo do nicho, não é preciso investir valores altos para ter um bom retorno. 

Como foi possível ver, são muitas as maneiras de fazer seu blog crescer mais rápido. Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar algo conosco, utilize a área de comentários que responderemos assim que possível.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!