A limpa realizada na Hotmart durante o ano de 2020

Em 2020, a Hotmart fez uma verdadeira limpa na sua plataforma. Foram excluídos inúmeros cursos e outros produtos que prometiam “milagres” ou então ofereciam promessas bem parecidas com pirâmides financeiras.

Já adianto que a atitude foi bem sensata e necessária. Nos últimos meses, principalmente durante o período de pandemia, surgiram uma série de cursos prometendo milagres do dia para a noite e o pior, não ensinavam nada na prática. Apenas ensinavam a vender o… próprio curso.

A Hotmart (empresa) já estava ficando com seu nome associado à esquema de pirâmide, o que, cá entre nós hoje não é nada bom. Por isso, esta atitude foi muito acertada. Imagina isso no longo prazo, o que poderia gerar?

Eu trabalho com a Hotmart desde 2012, quando comecei a receber as minhas primeiras comissões por lá.

Há cerca de um ano, começaram a pipocar cursos que prometiam te deixar rico, com um celular e uma conexão à internet. Inclusive alguns de qualidade tão duvidosa que até comentários homofóbicos apareciam dentro das aulas. Sim, eu comprei algum destes cursos para avaliá-los. Eu sempre digo que só indico aquilo que uso e aprovo.

Mas, antes de mais nada, deixo bem claro que é possível sim obter alguma renda utilizando um celular e uma conexão à internet. Mas você não vai ficar rico em questão de meses, sem criar uma estrutura que lhe permita trabalhar no longo prazo.

Lá atrás, existiam sim alguns cursos bem ruins, mas não nos níveis de promessas absurdas. Como o pessoal não tinha tanta experiência, os cursos eram mal gravados e o conteúdo mal distribuído.

Muita coisa evoluiu. Muita gente ganhou dinheiro. Muita gente contou que ganhou dinheiro.

E a partir daí as coisas começaram a piorar muito. Gente que sequer fez uma venda na vida colocando cursos para vender na plataforma ensinando a ficar rico.

Eu já estou nessa vida de afiliados há muito tempo e já vi de tudo. Tem muita gente que trabalha sério e vende produtos bons. Mas acaba sendo prejudicada justamente por pessoas sem escrúpulos que querem o dinheiro acima de tudo.

É errado colocar o dinheiro como prioridade? Claro que não. Mas não é justo mexer com a inocência das pessoas. Ainda mais em tempos de crise.

Prometer que somente um celular vai resolver todos os seus problemas é cruel. Induzir pessoas a usar o auxílio emergencial para comprar o curso, pois desta forma ela vai conseguir dobrar o valor, é mais perverso ainda.

Eu já quebrei algumas vezes trabalhando com marketing digital. Mas nem nos meus momentos de maior desespero, eu saí por aí fazendo promessas falsas e enganando pessoas.

É possível ficar rico com marketing digital?

A limpa realizada na Hotmart

Claro que é. Mas não vai ser comprando um curso de R$50 reais e esperar o dinheiro entrar em caixa.

É preciso estudar, testar, aplicar, errar (muitas vezes) e trabalhar sério. Não adianta querer copiar os exemplos que os produtores utilizam nos cursos e pronto.

Pausa para dizer que em um dos cursos que andei verificando e que inclusive foi banido da Hotmart, o autor ensina que devemos copiar conteúdo do Instagram alheio para publicar no “seu”.

Quer fazer um curso de marketing digital?

Ao escolher um curso de marketing digital, procure pesquisar bastante antes de oferecer o seu suado dinheirinho para o produtor. Veja como funciona o suporte, não hesite em mandar um email para o produtor com dúvidas. Questione sempre.

Tem muito produtor que sai por aí exibindo carros caros, mansões, mas saiba que é muito fácil criar essa ilusão quando se quer vender algo.

Coincidência ou não, os bons produtores que sigo hoje não costumam ostentar bens materiais nas redes sociais. Ninguém precisa exibir um carro de 100 mil reais para comprovar que o curso dele é bom.

E o que aconteceu com os cursos que foram banidos da Hotmart?

Muitos deles migraram para outras plataformas e provavelmente continuarão vendendo bastante. Talvez estas outras plataformas não exijam tanto dos produtores. Por isso, cabe a você, que analise bem o produto antes de depositar o seu suado dinheirinho nele.

Concluindo…

A Hotmart agiu certo em excluir produtos que não estavam de acordo com suas políticas. Ao meu ver, isso deverá acontecer de forma constante, para que produtores e afiliados sérios, não sejam prejudicados. Uma base inteira de profissionais não pode ser prejudicada por um grupo de pessoas que querem jogar sujo.

Em tempo: Apesar da atitude da Hotmart ter sido correta, acredito que alguns produtores também foram prejudicados indevidamente. Um dos temas WordPress que uso em meus projetos, também foi removido da plataforma sem qualquer justificativa. E a Hotmart sequer respondeu aos emails do produtor.

A empresa acertou? Sim! Mas acredito que manter a transparência com alguns editores que levaram muito dinheiro para a plataforma também é fundamental. Afinal, não entendi como um tema para WordPress pode realizar “falsas promessas”. Mas, dos males o menor. Vida que segue.

Leia também: Cancelamento de afiliações na Hotmart.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!