Ainda dá para ganhar dinheiro com blogs?

Será que ainda dá para ganhar dinheiro com blogs? Esta é uma pergunta pra lá de comum em grupos do Facebook e fóruns dos quais participo todos os dias.

Como eu já mencionei várias vezes aqui no blog, já trabalho com isso desde 2006 e desde então passei por uma série de altos e baixos. Mais baixos que altos na verdade. Se não fosse a perseverança para continuar e aprender com os erros, com certeza não estaria aqui escrevendo hoje.

Ainda dá para ganhar dinheiro com blogs?

Observando os tópicos dos grupos eu sempre vejo uma coisa em comum: Todos querem uma receita pronta, que dê resultado de preferência rápido e que os deixem ricos da noite para o dia.

Só que lamento dizer isso meu amigo, mas a receita mágica não existe.

Cerca de 90% das perguntas nestes grupos e fóruns são as seguintes:

  • Qual o nicho mais rentável?
  • Eu vou ganhar quanto se tiver x visitas?
  • O que você fez para ganhar X dólares por mês, pode me dizer?
  • Como eu faço para começar a ganhar dinheiro com blogs?

Esta última então é uma das que mais me incomoda. Sabe por que? Simplesmente porque a pessoa sequer se deu o trabalho de fazer uma busca no grupo ou então ler os tópicos fixos e regras. Já demonstra preguiça logo de cara e sinceramente, preguiça para quem quer trabalhar com blogs não pode existir.

Mas não podemos generalizar. Não é todo mundo que é preguiçoso e tem muita gente boa precisando de um espaço para expor suas ideias. Então, vou responder uma das perguntas que chegam pra mim via email.

Ainda dá para ganhar dinheiro com blogs?

Ainda dá para ganhar dinheiro com blogs?

A resposta é que dá sim! Não existe isso de mercado saturado. O mercado pode estar saturado de conteúdo ruim e inútil.

Para quem quer trabalhar e está disposto a não ser apenas mais um, mas sim o melhor, pode ter certeza que vai conseguir um retorno financeiro pelo seu trabalho.

Mas é claro que ele não vai cair do céu, muito menos aparecer da noite pro dia. Existem uma série de erros que devem ser evitados se você quer ter sucesso com o seu blog. Erros que no início eu possa ter cometido vários, mas que com certeza me ajudaram a aprender e chegar onde cheguei.

O que você pode fazer para ganhar dinheiro com blogs:

Ainda dá para ganhar dinheiro com blogs?

Vai levar o negócio a sério? Registre um domínio e separe um dinheiro para pagar uma hospedagem de sites

Se você pretende transformar o blog em negócio, aconselho que não comece em ferramentas gratuitas. Isto poderá te custar um tempo no futuro em que poderia estar produzindo.

É verdade que dá para começar no Blogspot ou no WordPress.com, mas imagina o trabalho que teremos depois para transferir estes dados para uma plataforma própria. Sem contar que podem ocorrer “acidentes” causando perda de dados.

Outra desvantagem é que os conteúdos que são publicados em plataformas gratuitas nunca são seus de verdade. O “dono” pode removê-los a qualquer momento sem nenhum aviso prévio. Já pensou o trabalho de anos desaparecendo do nada?

Estude muito, não só sobre o seu nicho, mas sobre tudo que envolve o mundo dos blogs.

Ganhar dinheiro com blogs não se resume apenas a produzir conteúdo de qualidade. É necessário estudar tudo que o cerca.

É bom aprender mais sobre WordPress, Plugins, um pouco sobre manuseio de servidores, editores de imagem, tipos de monetização, e-mail marketing. Também precisa aprender a superar o bloqueio para escrever. Você precisa estar disposto a estudar! Sempre.

Não coloque todos os ovos em uma única cesta

Ainda dá para ganhar dinheiro com blogs?

Se você decidiu ganhar dinheiro com blogs, é importante estudar sobre as formas de como quer monetizá-lo. Existem várias formas de fazer dinheiro. É possível optar pelo Google AdSense, Programas de Afiliados, venda direta de anúncios, pode oferecer seus serviços, etc.

Mas jamais foque em uma única fonte de renda. É importante sempre diversificar os seus negócios.

Por fim, encare seu blog realmente como um negócio!

É muito importante tratar o seu blog como negócio desde o primeiro dia. Mantenha um controle de gastos e receitas, mantenha uma regularidade nas postagens, monte um calendário editorial.

Também mantenha o foco no leitor desde o início. Você não deve escrever para robôs ou pensando apenas em conseguir bons rankings nos mecanismos de buscas. Faça uma lista de e-mail desde o primeiro dia. Crie relacionamento.

O sucesso do seu blog só vai depender de você.

Curso Renda Online Passo a Passo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário