Ferramentas e Recursos

Ferramentas e Recursos

Separei nesta página vários recursos utilizados por mim ao longo destes anos e que podem ser muito úteis para você também. Esteja começando ou não.

São várias ferramentas e serviços. Para alguns, trago mais de uma opção e não custa dizer que todos também são mera sugestões. Você pode testar, se gostar continuar usando ou então pesquisar por um outro serviço semelhante.

Criar blog grátis

🔹 WordPress.com: Trata-se da versão gratuita da plataforma WordPress. É possível criar um blog de maneira totalmente gratuita. O endereço fica nomedosite.wordpress.com, mas é possível também utilizar domínio próprio. Para isto, basta que pague por recursos adicionais disponíveis na plataforma.

🔹 Blogger: É a plataforma gratuita do Google para criação de blogs. Muitos bons projetos começaram por ali. Eu por exemplo utilizo até hoje para alguns testes. Seu endereço será nomedoblog.blogspot.com, mas é possível utilizar domínio próprio e ter um algo mais profissional. Não há qualquer cobrança por serviços extras.

Criar um blog profissional

🔹 WordPress.org: É a versão do WordPress utilizada em servidor de hospedagem próprio que te traz uma infinidade de possibilidades. É possível customizar de acordo com suas necessidades com o uso de plugins. É umas ferramentas mais utilizadas no mundo e com suporte muito completo.

Hospedagem de Sites

🔹 Hostinger: Depois de utilizar a Hostgator por muitos anos, inclusive relatei minha experiência com ela aqui no blog, acredito que hoje a Hostinger oferece um serviço de melhor qualidade. O suporte também foi bem superior quando testei os serviços. Sendo assim, para quem está iniciando hoje, recomendo a Hostinger. Mas claro, isto não impede você de também testar a Hostgator e ver qual te atende melhor.

Registro de Domínios

🔹 Registro.BR: Para registrar domínios que terminam com a extensão .BR, não há a necessidade de intermediários. Registre-os diretamente no Registro BR e seja feliz.

🔹 Namecheap: Para domínios internacionais, recomendo a Namecheap pois é uma das empresas com preço mais em conta no mercado. O pagamento é feito em dólar e o site é todo em inglês, mas nada que um Google Tradutor não resolva. Existem intermediários no Brasil, mas eu não confio em nenhum.

Temas WordPress

🔹 Centive Avante: É o tema utilizado aqui no Vida de Blogueira. Cheiro de funcionalidades, otimizado, vale cada centavo investido nele. Vai deixar o seu site com um ar totalmente profissional.

🔹 Generate Press: Utilizo em inúmeros projetos meus. É um tema que permite que você faça inúmeras modificações, compatível com Elementos e Beaver Builder. Você pode testar a versão gratuita e usar por quanto tempo quiser. Caso deseje mais funcionalidades, basta pegar pela Premium. Eu pelo menos garanto que você vai querer. É muito leve, não exige muito do servidor e totalmente otimizado.

🔹 Repositório de Temas Gratuitos do WordPress: Não quer gastar dinheiro com temas agora? Não tem problema. Tem muita coisa boa (e grátis) no repositório oficial do WordPress e com a segurança de estar sem qualquer código malicioso.

Cursos

Quem quer trabalhar com internet tem que se atualizar e estudar sempre. Por isso, recomendo os seguintes cursos:

🔹 Afiliado Viking: Um curso que fez total diferença na minha vida trabalhando com o mercado de afiliados. O Afiliado Viking é um curso que te ensina a investir em tráfego pago, gerar vendas através de WhatsApp e muito mais. Mesmo que seja leigo, que não tenha conhecimento algum, o Afiliado Viking vai pegar a sua mão e te levar a ter resultados.

🔹 Canva Para Negócios: Um curso excelente que vai te ajudar a extrair ainda mais do Canva, um serviço essencial para quem trabalha com marketing digital.

Serviços de email marketing

🔹 Mailerlite: Serviço simples, funcional e o melhor, dá para começar com uma conta grátis. Precisando de mais leads ou recursos, dá para fazer upgrade por um preço bem acessível. Possui suporte em português.

Inclusive aqui no site tem uma lista com serviços de email marketing gratuitos que você pode usar para iniciar seu projeto. Comece com um serviço grátis, mas não deixe de capturar seus contatos!

Gerenciamento de Redes Sociais

🔹 Postgrain: Uma ferramenta excepcional para programar posts e stories no Instagram. ATENÇÃO: Esta ferramenta não segue, curte ou gerencia seu perfil, serve apenas para realizar publicações nos seus perfis.

🔹 mLabs: O mLabs é hoje a minha ferramenta favorita para realizar o agendamento e gerenciamento das redes sociais de vários sites que trabalho. Depois de alguns anos com o Postgrain, tomei a decisão de trabalhar com o mLabs e não me arrependo. É questão de gosto. As duas ferramentas são muito boas. Teste e veja a que lhe atende melhor.

Bancos de imagens gratuitas para utilizar em suas postagens

Nestes sites você pode conseguir vários tipos de imagens para ilustrar seus posts e postagens em redes sociais:

Pixabay / Pexels / Unsplash / Freepik / StockSnap / Stock Up / PicJumbo / Noun Project

O Flaticon também oferece uma série de ícones gratuitas para você utilizar em seus projetos.

Palavras-chave e ideias para conteúdo

🔹 Ubersuggest: Ferramenta gratuita para análise de palavras-chave.

🔹 Answer the Public: É uma ferramenta paga, mas na versão gratuita, partindo da palavra-chave que você deseja trabalhar, dá para obter várias ideias de criação de conteúdo.

🔹 Google Trends: O Google Trends é uma excelente ferramenta para lhe ajudar a ver o que os usuários mais estão procurando no momento. A partir destes dados, é possível produzir conteúdo justamente visando atender estas buscas.

Outras Ferramentas

🔹 Simplenote: Um aplicativo muito simples para anotações rápidas. Está disponível para praticamente todas as plataformas, seja Windows, Android, Mac, iOS. E todas as suas notas ficam sincronizadas em todos os dispositivos. Totalmente gratuita.

🔹 Evernote: É uma ferramenta de anotações mais completa que o Simplenote, porém na sua versão gratuita, você só pode utilizá-la em dois dispositivos. Mesmo assim, é de grande utilidade para armazenar uma quantidade maior de conteúdo, páginas completas e outros dados para ajudar no seu trabalho.

🔹 Notion: Descobri o Notion no meio de 2020 e ele se tornou meu aplicativo para anotações favorito. Tomando até o lugar do Evernote. É possível fazer uma infinidade de coisas com ele. Sugiro dar uma chance!

🔹 Canva: É um editor gráfico que permite criar diversos tipos de imagens, tais como: Posts para Facebook, Instagram, Thumbnails de YouTube, banners e muito mais. Tem uma versão paga, mas a gratuita já consegue te atender muito bem.

🔹 Camtasia: Software que permite realizar a edição de vídeos e também gravar a tela do seu computador. Ideal para quem pretende criar cursos online ou tutoriais para os seus posts. Uma alternativa mais barata que faz a mesma tarefa é o Filmora.

🔹 Google Drive: Ter backup é fundamental. Utilizo o Google Drive para armazenar arquivos diversos, backups de sites e afins. Aliás fazer o backup do seu blog WordPress com o auxílio do Updraft Plus é mais fácil do que se imagina.

Análise de Visitantes

🔹 Google Analytics: A ferramenta do Google ainda é uma das melhores para obter dados dos visitantes do seu site. É essencial saber estas informações para que você possa elaborar suas estratégias.

Indicações de Livros

Ler é fundamental para aprender. Estarei sempre postando aqui dicas de livros que podem contribuir para seu aprendizado:

🔹 Copywriting: O método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano Dicas excelentes para você criar textos que vendem da melhor maneira possível. Leitura obrigatória para quem quer aprender mais sobre Copy.

🔹 Confissões de um Publicitário – Escrito por David Ogilvy, o livro inteiro parece ser uma carta de vendas. Mas, é possível tirar altas sacadas da leitura. É considerada uma leitura obrigatória para todos que estão envolvidos com o Marketing Digital.

🔹 Trabalho Organizado: Encontre equilíbrio e significado num mundo cada vez mais sobrecarregadoLivro muito bom da Thais Godinho, do blog Vida Organizada que traz excelentes sacadas para sua vida profissional. Após a leitura, consegui enxergar várias coisas relacionadas ao trabalho com outros olhos.