Como evitar a monotonia do Home Office

Evitar a monotonia do home office é primordial para garantir a produtividade em dia. O sonho de trabalhar no conforto do lar pode se transformar em pesadelo.

Uma das principais queixas de quem não se adapta ao home office é a questão da solidão. Pessoas que sempre trabalharam em empresas grandes, dividindo escritórios com um bom número de pessoas, pode sentir um pequeno baque nessa mudança. Não é todo mundo que consegue e que gosta de trabalhar sozinho em casa.

Pra mim, foi a melhor coisa que aconteceu. Por muitos anos trabalhei em escritórios e com atendimento direto a clientes. Eu gostava do que fazia. Confesso que era até mais fácil se desligar do trabalho. Era só cumprir aquele horário de 9 às 18 durante a semana e pronto.

Mas por muitas vezes me sentia um robô. Sempre na última semana do mês o trabalho dobrava. As metas pareciam triplicar quando faltavam 48 horas para o mês chegar ao fim. Trabalhava mais nesses dias do que nos outros dias do mês todo.

Não, apesar de parecer o contrário, eu não estou reclamando daquela época. Agradeço todos os dias pelas experiências que tive.

Foi um período maravilhoso da minha vida em que aprendi muita coisa. Algumas habilidades adquiridas foram fundamentais para que eu hoje consiga trabalhar de qualquer lugar desse planeta.

Mas é um pouco frustrante você dar o sangue por uma empresa e não ver o seu trabalho tão reconhecido assim.

Eu fiquei frustrada várias vezes. Pensava que por realizar algo tão bem e trazer resultados tão bons eu teria um aumento de rendimentos, seria reconhecida. Mas, pelo menos nesta empresa que eu estava não foi assim.

Por forças do destino, fui obrigada a deixar a empresa para resolver problemas pessoais. Foi aí que precisei encontrar algo que me permitisse trabalhar em casa e ter alguma renda.

Sabia que não seria fácil e que provavelmente teria que trabalhar mais do que se estivesse em uma empresa. Não vou me estender nesse assunto que já mencionei várias vezes aqui no blog.

A verdade é que o home office caiu como uma luva pra mim. Me permitiu ter ganhos equivalentes ao que eu tinha trabalhando em um escritório e me fez produzir mais.

Confesso que também bateu um orgulho danado quando, alguns anos depois, encontrei meu ex-chefe na rua e pude falar que agora trabalhava por conta própria e era dona “do meu próprio negócio”. Agora eu até virava noites trabalhando para dar conta da demanda. Mas eu trabalhava pra mim. Para gerar resultados pra mim.

Depois de um tempo fazendo home office, acabei descobrindo que eu sou muito mais produtiva quando estou sozinha, sem interrupções externas ou muitas pessoas ao meu redor. No meu caso não vejo necessidade em evitar a monotonia do Home Office, porque ela me faz muito bem.

Mas é claro que não me isolei das pessoas nem das atividades sociais. Eu gosto mesmo (e muito) de trabalhar sozinha.

Agora, se você está lendo este texto, é porque provavelmente ela vem te afetando de maneira negativa. Não é verdade?

Existem algumas soluções simples que podem lhe ajudar no processo e dar um “boost” na sua produtividade. Vou tentar passar nas próximas linhas algumas ideias que podem ser úteis para você.

O que fazer para evitar a monotonia do Home Office

Evitar a monotonia do Home Office

Se você sente que seu trabalho está estagnado e está sentindo falta do convívio com outras pessoas, saiba que não está sozinho. Muitos que trabalham em Home Office se sentem da mesma forma e isto é absolutamente normal. Algumas ideias para virar este jogo são as seguintes:

Que tal evitar a monotonia do Home Office parando de fazer suas refeições em casa?

Calma, não estou dizendo para ser tão radical assim. Até porque uma das maiores vantagens de se trabalhar em casa é justamente a economia e a melhora na saúde. Quando fazemos nossas refeições em casa sabemos exatamente o que estamos colocando no prato.

Mas, se você sente muita falta do convívio com outras pessoas, tente almoçar ou jantar em um restaurante próximo à sua residência. Chame um colega ou aproveite até para rever os seus amigos do seu antigo escritório. Com certeza você voltará com outro ânimo para trabalhar.

Trabalhe em um Coworking

Os espaços de Coworking estão crescendo cada vez mais no Brasil. Eles se tornam ótimos para freelancers e para quem trabalha em casa. Pra mim, é uma das melhores maneiras de evitar a monotonia do Home Office.

É possível conversar com profissionais da mesma área (ou não), trocar muitas ideias e ter um ótimo espaço para trabalho. Também é excelente para quem precisa fugir das distrações presentes em casa.

Tome um café no meio da tarde

Como evitar a monotonia do Home Office

Esta dica ainda é ótima para aqueles momentos em que a procrastinação parece querer mandar em tudo ou para superar o bloqueio para escrever, para quem depende de criar textos. Uma ida até um café pode gerar ideias ou então pode te fazer conhecer pessoas novas. Não existe porque ter medo de puxar um papo com quem está ali te servindo. Boas amizades podem surgir assim.

Faça tudo para manter seus contatos e ficar “por dentro” do que acontece no mundo corporativo

É bem bacana ter o nosso canto para trabalhar, mas você não pode deixar o networking de lado. É importante manter seus amigos por perto e se inteirar do quem vem acontecendo nas empresas. Use nossa dica lá do início de marcar um almoço com eles ou então convide aqueles mais próximos para uma visita ou um happy hour de vez em quando. Isso te ajuda a evitar a monotonia do home office e não te deixa perder os contatos.

Skype, WhatsApp e afins são muito bons, mas não existe nada melhor do que o contato olho no olho.

Participe de eventos presenciais

É sempre bom ficar atento e participar de eventos que sejam da sua área. Além de ser uma ótima oportunidade para ganhar conhecimento, aprender coisas novas e se reciclar, também ajuda a desenvolver novos contatos. Estes contatos, podem se tornar grandes oportunidades de negócio no futuro.

Faça uma atividade física

Separe alguns minutos do seu dia para cuidar da sua saúde. Que tal chamar um colega para correr junto? Frequentar a academia? Além de oxigenar melhor o cérebro e isso resultar em uma maior produtividade, ajuda no seu convívio social.

Tenha uma rotina e um horário de trabalho

Quando se trabalha em home office, acabamos por trabalhar demais. É muito fácil trabalhar muito mais horas do que se você estivesse em um escritório convencional. Uma hora existe a necessidade de “desligar”. Faça seu horário de trabalho e vá praticar outras atividades. O importante não é trabalhar mais horas, mas sim tornar as horas em que trabalha mais produtivas.

Como evitar a monotonia do home office

Faça cursos

Uma outra excelente ideia para se qualificar e entrar em contato com outras pessoas. Eu sei que a internet está cheia de cursos online, com preços atrativos que permitem que você estude no seu tempo. Mas já que você trabalha em home office, procure fazer um curso presencial.

Viu só como evitar a monotonia do Home Office não é uma coisa muito complicada? Agora, é bom ter em mente que se você não se adaptar com esta forma de trabalho não existe problema algum em levantar a mãozinha e pedir ao chefe para voltar ao escritório. O profissional tem sempre em que pensar no que é melhor para si e para desenvolver suas habilidades.

E você, trabalha em home office? Já está adaptado a este estilo de vida?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário