Erros que devem ser evitados se você quer alcançar o sucesso com o seu blog

Está começando um blog agora? Está empolgado para escrever e ser lido por milhares de pessoas? Então este post pode ser útil para você. Nele, vou comentar sobre alguns erros que devem ser evitados para você ter sucesso no seu projeto.

Eu queria ter noção disso quando comecei lá em 2006. Existia pouquíssima informação na época. Para se ter uma ideia, até as atualizações do WordPress precisavam ser feitas manualmente. Não existia nada de “1 click install” (instalação com um clique) pra tudo.

Com certeza, se já tivesse mais conhecimento sobre blogs e sites, meus projetos poderiam ter alcançado o sucesso mais rápido. Mas por um lado foi bom. Desta forma consegui acumular uma bagagem que hoje me ajuda a ajudar outras pessoas que também querem ter um espaço na internet.

Ah, mas a concorrência hoje é muito grande!

Sim, é! E por isso você deve procurar fazer o seu melhor sempre. Não tenha medo de errar e aprenda com seus erros.

Mas é claro que algumas dicas, principalmente de erros que devem ser evitados, podem ajudar a “encurtar” o processo.

Alguns erros que devem ser evitados se você quer ter sucesso com o seu blog

Erros que devem ser evitados para ter um blog de sucesso

Então você decidiu criar um blog. Já planejou o que pretende fazer? É sempre bom colocar no papel suas ideias para visualizá-las melhor. Isso pode fazer toda a diferença, acredite! Agora, tente não cometer estes erros:

Escolher um nicho que você não domina ou que não tem o menor interesse

Um dos piores erros de quem está começando. Se você nunca teve um blog na vida e está criando o seu primeiro projeto, procure escrever sobre algo que goste ou tenha interesse em aprender. Ah, mas o meu amigo ganha dinheiro escrevendo sobre motos. Também vou ter um blog sobre motos! Mas eu odeio motos e nem quero saber sobre motos!

Já está começando errado.

As chances de você desistir do projeto após a primeira semana é de 99,9%. Ninguém consegue se comprometer com algo que não gosta. Pelo menos na primeira vez, escolha uma área ou um nicho que tenha a ver com o seu perfil. Isso já tornará as tarefas um pouco mais fáceis.

Acredite. Este é um dos erros mais comuns que blogueiros de primeira viagem cometem.

Não investir em um domínio e em uma hospedagem

Um domínio no RegistroBR hoje custa R$40 por ano, uma hospedagem pode sair por menos de R$20 por mês. Se você quer levar seu blog a sério e viver dele no futuro, deve separar estes valores e investir. Não existe criação de negócio sem investimento. Até seu tempo, que é muito valioso, custa caro.

Escolhendo um domínio, você já começa a construir sua marca desde cedo e passa um ar profissional. Não dá para ser blogueiro profissional com projetos no Blogspot ou WordPress.com. Vale ainda lembrar que somente com domínio próprio e uma hospedagem contratada é que você pode ter o controle sobre todo o conteúdo que publica. Plataformas gratuitas tem uma série de regras e podem remover seu conteúdo do ar sem qualquer aviso prévio. Imagina perder o trabalho de anos?

-> O Clube do Marketing Digital pode te ajudar a decolar!

Não fazer postagens regulares

Erros que devem ser evitados para ter um blog de sucesso

Um dos principais erros que devem ser evitados é justamente este: não fazer postagens regulares. Até para efeito de indexação, é importante que você tenha regularidade nos seus posts. Publicações regulares ainda podem trazer mais tráfego para os seus projetos. Encontre uma forma que seja adequada às suas necessidades e siga focado.

Não há necessidade de postagens diárias, mas também procure não deixar intervalos muito longos entre uma postagem e outra. Em dias que estiver mais produtivo, aproveite para produzir mais conteúdo e deixe agendado para seus leitores.

Programar publicações pode ser inclusive uma das formas de superar o bloqueio para escrever que, você pode ter certeza, vai te atingir um dia.

No início, como estamos muito empolgados, escrevemos, escrevemos e escrevemos. Mas, depois de alguns meses (ou dias) acabamos nos tornando “relaxados”. Tente não cometer este erro.

Não divulgar seu conteúdo

Sempre que fizer uma nova postagem, não esqueça de divulgar seu conteúdo. Por muitas vezes isto pode ser um trabalho de formiguinha, mas tem uma importância tremenda para o crescimento do seu blog. Faça postagens em fóruns, faça “guest posts” em blogs que sejam relacionados com o seu, comente em outros blogs.

Agora, não faça spam! Nada de sair colando seu link em todos os lugares possíveis e imagináveis. A moderação e o bom senso devem caminhar juntos.

Não interagir com seus leitores

Sempre que alguém deixar um comentário, procure responder. A interação é fundamental para o sucesso de um blog. Mostre ao seu leitor que ele é importante e ele estará ali, sempre presente.

Não aprender

Se você quer evoluir neste meio é necessário estar aprendendo sempre. Não pode nunca se acomodar. Ferramentas novas aparecem, o índice do Google sofre alterações todos os dias. Hoje você está no topo, mas amanhã pode não estar mais. Portanto, se você quer se tornar um blogueiro profissional, não pode nunca ser acomodado.

Desistir logo

O caminho é árduo e difícil. Lamento te dizer, mas você não vai ter um blog de sucesso da noite para o dia.

Existem, é verdade, vários cursos e textos por aí prometendo uma vida de glamour e dinheiro, a partir do momento que você cria o seu primeiro blog. Mas não é assim. Você vai acertar muito. Mas vai errar muito mais.

Muitos só conseguem bons resultados depois de anos. A persistência vai ser sua melhor amiga durante esta caminhada.

-> 10 dicas para blogueiros iniciantes

Erros que devem ser evitados para ter um blog de sucesso

Outros erros que devem ser evitados para conseguir sucesso com seu blog:

  • Copiar conteúdo: O plágio é uma das piores coisas. Seja criativo e ofereça conteúdo de qualidade e original para seus leitores.
  • Não fazer testes: Os testes são fundamentais para saber o que funciona melhor para sua audiência.
  • Colocar anúncios demais: Os anúncios são importantes sim para viabilizar nosso trabalho, mas não adianta colocar 10 blocos de anúncios em páginas com 300 palavras. Isso só vai poluir o visual e não vai agregar em nada o seu leitor.

Agora que você já sabe quais os principais erros que devem ser evitados para conseguir sucesso no seu blog, não desanime! Tenha foco e persistência nos seus trabalhos que com certeza, o reconhecimento virá!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!