Ainda vale a pena criar um blog em 2020?

Esta é uma das perguntas que mais recebo seja pelo e-mail ou conversas informais com pessoas que pensam em criar algum projeto na internet: Ainda vale a pena criar um blog em 2020?

Veio a quarentena e houve um “boom” de interessados em criar negócios online. Mas, como começar? O que fazer? Eu vi que fulano falou que a pior maneira de começar um negócio na internet e fazendo um blog!

Eu ouvi (e li) os mais variados argumentos. Mas como tudo na vida, há pros e contras ao criar um blog em 2020. E é sobre isto que vou comentar neste post.

Eu já estou envolvida com blogs desde 2005. Já contei minha história aqui no Vida de Blogueira. Nestes 15 anos, nada foi fácil. Foram muitas quedas e com elas novos aprendizados, assim como a necessidade de se adaptar e se reinventar.

A web muda todos os dias. Então, hoje eu posso dizer para você que os blogs super valem a pena, mas amanhã tudo pode mudar. Hoje, os blogs ainda podem trazer muito retorno. Tudo vai depender de como você trabalha e o nicho em que pretende atuar.

Então, ainda vale criar um blog em 2020?

Aidna vale a pena criar um blog em 2020?

Como eu já disse anteriormente, sim. Ainda acho uma das melhores formas de se construir audiência e autoridade. Através do blog, é possível mostrar melhor suas ideias, ajudar pessoas e consequentemente ter melhores resultados com o marketing digital.

A concorrência é muito maior?

Sim, hoje a concorrência é nem maior do que em 2005, quando comecei, por exemplo. Por isso, é importante criar conteúdo de qualidade e ser profissional desde o início. Não use a questão da alta concorrência atrapalhar seus projetos.

Existe espaço para todos. Existem inúmeros nichos que não têm tanta concorrência e que podem ser explorados. Basta não copiar os outros. Seja sempre original. A web está cheia de conteúdo ruim. Quem produz conteúdo de qualidade, sempre vai ter espaço.

E quer mais um incentivo? A grande maioria dos blogs não dura mais do que seis meses, ou seja, se a concorrência existe, ela muda a cada dia e a persistência vai te levar ao sucesso.

Você precisa ser um dos top blogueiros para ganhar dinheiro?

Não. Tudo vai depender da estratégia que pretende seguir. Vai trabalhar com Google AdSense? Será afiliado de algum produto? Pretende criar um produto digital próprio?

Em alguns casos, você vai precisar de um tráfego muito alto, como é o caso do Google AdSense. Mas, se quiser vender um produto próprio ou divulgar seus serviços, a quantidade de visitantes não precisa ser tão alta assim.

Sim, ainda vale a pena criar um blog em 2020!

Eu posso dizer isso com total certeza pois eu ainda crio blogs todos os anos para os meus negócios. Acredito que eles ainda sejam a melhor maneira para criar engajamento e também criar listas de leitores, que podem ser usadas com outros projetos no futuro.

Aliás, esta é a dica de ouro para quem está pensando em criar um blog: Crie sua lista desde o primeiro dia em que seu blog estiver no ar.

Coloque um campo para que seus leitores possam cadastrar um email e receber seu conteúdo. Sua lista de emails pode ser transportada para qualquer lugar. Resolveu trocar o domínio? Avise seus leitores por email. Vai lançar um produto digital? Avise seus leitores por email. Quer oferecer um produto de terceiros? Avise seus leitores por email. Mesmo que eles nunca mais visitem seu site, será possível acessá-los de alguma forma.

É possível começar com serviços de email marketing gratuitos como a MailerLite. Desculpa para não começar a cadastrar seus e-mails você não tem!

Como é possível ter renda com um blog em 2020

  1. Utilize programas de monetização como o Google AdSense;
  2. Promova produtos físicos seja da Monetizze ou então de lojas convencionais como Submarino, Americanas, etc;
  3. Ofereça em seu blog serviços de escrita para outras pessoas, ou seja, escreva posts para outros autores. Tem gente que paga muito bem por isso;
  4. Venda e-books ou cursos relacionados com o seu nicho;
  5. Ofereça serviços de consultoria;
  6. Ofereça espaços para publicidade com banners;
  7. Trabalhe com posts ou reviews patrocinados, desde que estejam de acordo com seu nicho. Se você tem um blog sobre chocolates não tem nada a ver fazer uma review sobre um notebook, por exemplo;
  8. Deixe um campo para doações. Uma vez que você ajuda pessoas, é muito provável que algumas queiram te retribuir de alguma forma.

Tem uma loja online? Use o blog a seu favor.

O blog pode ser muito útil para pessoas que têm uma loja online. Através de um blog, é possível escrever mais sobre os produtos que você vende e assim indexar estas páginas no Google.

Dá para divulgar em redes sociais? Sim, dá. Mas postagens de redes sociais não são ranqueadas no Google. Pense nisso.

Criar um blog em 2020

Conclusão

Estamos em 2020, as redes sociais e o YouTube estão mais fortes do que nunca. Mesmo assim, os blogs, apesar de não tão populares quando há alguns anos, ainda tem bastante força no meio digital.Basta adaptá-lo da melhor maneira possível a sua estratégia.

Eu já crio blogs desde 2005 e pretendo continuar criando sempre que ver necessidade. É uma estratégia que não pretendo abrir mão tão cedo!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!