O que fazer para recuperar uma conta do Akismet suspensa

Conta do Akismet suspensa. Era o início de mais um dia de trabalho quando me deparei com esta mensagem no painel de vários sites em WordPress que administro. Além da conta suspensa, uma chuva de comentários spam aparecendo como comentários comuns, sem passar pelo filtro característico do plugin.

Por sorte, eu sempre deixo a moderação de comentários ativa. É uma questão de segurança. O editor é responsável por todo o conteúdo publicado no site. Inclusive os comentários. Mesmo quando estes são feitos por terceiros.

Conta do Akismet suspensa

Se não houvesse moderação, boa parte das páginas teria sido infestada por uma série de comentários sem sentido, disparados por BOTS que tentam vender ou divulgar coisas sem noção.

O que é o Akismet?

O Akismet é um plugin desenvolvido pela Automattic que tem a missão de filtrar os comentários spam que chegam ao seu site. Com ele ativo, estes comentários são destinados para uma “pasta” específica e assim poupamos horas de trabalho com moderação.

O plugin também já elimina automaticamente comentários que possuem links maliciosos em seu conteúdo, mesmo que estes não sejam considerados spam, tornando assim sua página ainda mais segura.

Eu considero um plugin essencial e inclusive o listei na lista de melhores plugins para WordPress.

Conta do Akismet suspensa, o que fazer?

O que fazer quando a conta do Akismet é suspensa?

Quando me deparei com a mensagem de “conta do Akismet suspensa”, confesso que levei um grande susto. Já utilizo o plugin há mais de 10 anos e até então nunca tive qualquer problema.

Fui então pesquisar para saber o que se tratava. Em português, não encontrei nenhuma informação sobre o problema. Mas em sites gringos foi fácil. Minha conta havia sido suspensa pois o plugin estava fazendo “muitas requisições” e meu plano não era mais compatível com minha demanda de uso.

Eu sempre utilizei o plano gratuito do Akismet. Por mais de 10 anos.

E como tudo que é bom e funciona tem um custo, chegou a hora em que mais temia: era hora de assinar um plano pago para poder utilizar o Akismet novamente. Era isso ou continuar vendo os sites serem infestados de spam todos os dias.

O Akismet é gratuito somente para sites pessoais sem qualquer finalidade comercial!

Então para resolver o problema de “conta do Akismet suspensa” foi preciso fazer o upgrade para um plano pago.

E assim, eu escolhi o plano inicial. Só que o plugin cobra por requisições. Quanto mais requisições, mais você paga. Como o número de spam só aumenta, eu também tomei outra atitude que já vinha estudando há muito tempo. Encerrar os comentários em posts com mais de seis meses. Além da questão de spam, os comentários ajudam a inflar cada vez mais os bancos de dados e na sua grande maioria, não adicionam nada ao conteúdo que foi publicado.

Entendo que a área de comentários faz parte da comunidade de um site, mas infelizmente muitos usuários não a utilizam corretamente.

Ainda é possível utilizar o Akismet de maneira gratuita?

Até dá, mas para isso é importante atender os seguintes critérios:

  • O site não pode ser comercial;
  • O site não pode ter nenhum tipo de anúncio;
  • O usuário não pode vender qualquer produto ou serviço no site;
  • O usuário não pode promover um negócio no site.

Ou seja, na grande maioria das vezes, os blogs e sites não irão se encaixar na política para uso gratuito do Akismet, necessário então, pagar por um plano, que inicia em US$10 (dez dólares) mensais.

Ah, mas eu utilizo o Akismet de graça até hoje!

Sim, eu também utilizava. Mas, se o seu blog ou site não tem cunho exclusivamente pessoal, provavelmente poderá ter problemas no futuro e a conta acabar sendo suspensa.

Conclusão

Para resolver o problema de “conta Akismet suspensa” só existe uma solução: escolher um plano e realizar o pagamento mensal ou anual referente ao uso do plugin. Caso seu blog seja pessoal, não tenha anúncios ou divulgação de serviços, é possível utilizar a versão “Personal”, que até o momento da publicação deste post, continua gratuita.

Uma outra alternativa ainda caso tenha sua conta suspensa e não queira pagar pela utilização do plugin é utilizar um outro alternativo (no momento ainda não conheço nenhum tão bom que possa recomendar) ou ainda fechar os comentários do blog.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!