Como conseguir tráfego de qualidade para seu blog ou site

Conseguir tráfego de qualidade para um blog ou site é como encontrar a mina de ouro para o sucesso de um projeto digital.

Quanto mais tráfego, maior a possibilidade de vendas e de lucro. Mas como conseguir estas visitas quando se está iniciando um projeto? O que seria um tráfego de qualidade?

Podemos dizer que tráfego de qualidade é todo visitante que chega ao seu site querendo realizar uma ação.

Este visitante pode querer mais informações sobre um produto ou serviço, quer aprender algo diferente. De alguma forma ele tem interesse no assunto do seu projeto.

Basicamente é possível conseguir tráfego de qualidade de forma orgânica, paga, através de redes sociais ou ainda de referências.

O que fazer para conseguir tráfego de qualidade

O primeiro passo é sem dúvida, fornecer um conteúdo de qualidade para os seus visitantes. Escreva sempre pensando em resolver a dor daqueles que irão chegar na sua página.

Como conseguir tráfego de qualidade

Conseguir tráfego de forma orgânica

O tráfego orgânico é aquele que considero mais valioso. Visitantes que chegam ao seu site de forma orgânica geralmente já estão querendo muito informações sobre determinado assunto ou produto. Por conta disso, suas chances de conversão são muito maiores.

Você consegue tráfego orgânico de qualidade praticando boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que consequentemente deixam suas páginas bem ranqueadas em motores de busca como Google, Bing, Duck Duck Go e outras.

É um tráfego que dá mais trabalho e requer mais paciência para conseguir, pois depende de uma série de estratégias e por mais que se trabalhe bem, não depende 100% de você. Mas quando é feito de maneira eficiente, pode-se conseguir os melhores resultados possíveis.

O que vai te ajudar nesta tarefa é fazer uma boa pesquisa de palavras-chave e focar na produção do seu conteúdo.

Como mencionamos lá no início, você deve escrever o que seu público quer, mas o texto deve fluir naturalmente. Analise bem o seu nicho e veja quais são as suas principais dores. A partir destes dados, trace suas estratégias de produção de conteúdo.

Boas ferramentas para lhe ajudar nesta tarefa são o Ubersuggest e o Google Trends.

Estratégias para conseguir tráfego para blogs e sites

Conseguir tráfego pago

Esta é uma das formas mais fáceis de se obter tráfego para seus projetos, uma vez que basta você pagar por anúncios direcionados para o seu conteúdo.

Esta forma requer um investimento mesmo que pequeno e pode não ser indicada para quem está começando e não tem verbas para investir.

Mas é de longe aquela que pode trazer resultados muito mais rápidos na busca por conversões, por exemplo.

Faça um planejamento listando os seus objetivos e escolha os seus canais. Os mais utilizados hoje são o Google Ads e Facebook Ads. Muitos editores também conseguem bons resultados com o Bing Ads.

Outra grande vantagem do tráfego pago é o poder de direcionar totalmente seus anúncios. Você pode escolher o tipo de visitante que quer abranger, localização e muito mais. Assim, é possível aumentar ainda mais as conversões.

Conseguir tráfego de redes sociais

Conseguir tráfego de redes sociais

Para quem tem um negócio digital hoje em dia é praticamente impossível viver longe das redes sociais. Eu confesso que só mantenho perfil no Facebook por conta dos meus projetos.

Para conseguir tráfego de redes sociais, é preciso que você compartilhe seu conteúdo naquelas redes que hoje são as mais utilizadas pelos usuários, tais como o Facebook, o Instagram, o Pinterest e até o Twitter.

Para atrair seu público, divulgue conteúdo de qualidade através de postagens de imagens, infográficos e vídeos. Interaja com o público do seu perfil, respondendo as mensagens, fazendo perguntas. Use hashtags que são relacionadas ao assunto do seu post.

Você sabia que o YouTube hoje é a segunda plataforma de busca mais utilizada pelos usuários? Primeiro, muita gente vai ao Google. Logo em seguida, ao YouTube.

Não dá para mais menosprezar o YouTube. E dá para fazer vídeos mesmo sem aparecer na frente das câmeras.

Outras formas de conseguir tráfego de qualidade

Além das formas que citamos acima, você pode conseguir tráfego de qualidade para seus projetos das seguintes formas:

  • Através da publicação de “guest posts” em outros sites e blogs;
  • Criação de listas de email marketing;
  • Notificações nos navegadores.

Conclusão

Neste post, tentamos mostrar para você como é possível conseguir tráfego de qualidade para o seu projeto de diversas maneiras.

Você pode usar todas estas formas ao mesmo tempo? Claro que pode! Mas cuidado para não perder o foco no seu projeto.

A consistência é a alma do negócio. Mesmo que os resultados não venham de maneira rápida, é importante persistir, errar e aprender, sempre.

Quais estratégias você utiliza para conseguir tráfego de qualidade no seu projeto? Comente!

Curso Renda Online Passo a Passo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!