Como usar o Zoho Mail com domínio próprio

Já tem um tempo que o Google deixou de oferecer o serviço do G Suite (antigo Google Apps) de maneira gratuita. Quem já tinha conta no serviço, pode continuar usando normalmente. Mas o que fazer com novos domínios? Neste post irei te mostrar como usar Zoho Mail com domínio próprio.

Agora é possível fazer o cadastro na plataforma de maneira bem mais fácil. O serviço disponibilizou o site em português, o que facilita a vida daqueles que não possuem domínio do idioma.

O Zoho possui serviços semelhantes ao G Suite, com a diferença de ainda oferecer contas gratuitas para seus usuários. Você pode até pagar para ter mais recursos. Mas pelo menos o básico, de ter um email com sua marca, está garantido. Veja como é simples!

Passo a passo para usar Zoho Mail com domínio próprio

Acesse Zoho.com/pt-br/mail e clique em “Inscrever-se Agora”. Deixe a opção Email Corporativo marcada.

Como usar Zoho Mail com domínio próprio

Na tela seguinte serão oferecidos diversos planos. Role a tela e procure pela opção “Plano Gratuito” e clique em “Introdução” para prosseguir.

Aqui vai um alerta: A Zoho fez alguma atualização em suas políticas que agora não permite mais acesso POP3/IMAP em contas gratuitas. Porém você pode acompanhar os emails gratuitamente na versão via web ou então através do aplicativo Zoho Mail, disponível para Android e iOS.

Para quem faz questão de acesso POP3/IMAP, não conheço até o momento nenhum serviço gratuito.

Como usar Zoho Mail com domínio próprio

Apesar de dizer que disponibiliza o site em português, esta parte da configuração continua em inglês. Mas não tem problema, é bem fácil.

Em seguida, informe o domínio no qual você pretende utilizar o serviço. Digite o endereço e clique em “Add”.

Como usar Zoho mail com domínio próprio

Deixe a opção “Sign up with a domain I already own” marcada, pois irá utilizar um domínio que já está registrado.

O próximo passo consiste em informar uns detalhes básicos como nome, telefone de contato, um login para a conta de administrador e a senha. Use um número de celular válido pois você precisará dele depois para autenticação em duas etapas, por exemplo. Concorde com os termos de serviço e clique em “Proceed” para continuar.

Confirme se todos os dados digitados estão corretos e clique em “Sign Up” para prosseguir.

Se tudo estiver correto, você verá uma mensagem de que a conta foi criada com êxito. Um código de verificação também foi enviado para o celular cadastrado. Informe o código que você recebeu e clique em “Verificar emu Telemóvel”.

Usar Zoho Mail com domínio próprio

O Zoho irá sugerir que você utilize a verificação em duas etapas para aumentar a segurança da sua conta. Sugiro em “Lembrar-me mais tarde” e ativar depois. O foco aqui em nosso exemplo é apenas na criação da sua conta para usar o Zoho Mail com domínio próprio.

Agora começa a parte da configuração da conta para que você possa realmente usar o serviço de email. A primeira parte consiste em confirmar que o domínio é realmente seu.

Usar Zoho Mail com domínio próprio

Existem várias formas de verificação. Você pode enviar um arquivo para a raiz do seu domínio, incluir uma entrada TXT ou uma entrada CNAME. Eu acho mais fácil esta opção. Depois de fazer a verificação, clique no botão verde para prosseguir. Eu sempre escolho por adicionar uma entrada CNAME pois acho mais fácil e já estou mais acostumada.

Se a verificação estiver correta, você receberá uma mensagem de sucesso:

Usar Zoho Mail com domínio próprio

Em seguida, crie o primeiro email da sua conta. Este será usado também para a conta de administrador. Você poderá criar outros quatro emails diferentes para o seu domínio depois. Caso precise de mais usuários, aí deverá utilizar uma conta paga. Escolha o nome de usuário e clique em “Create Account”. Como sempre crio um email de contato para os sites, sempre coloco este para o primeiro usuário.

Usar Zoho Mail com domínio próprio

Em seguida, o Zoho sugere adicionar os usuários. Eu sempre clico em “Skip” e faço isso depois. Fica ao seu critério. O mesmo para grupos. Clique novamente em “Skip”, pois este não é nosso objetivo neste exemplo.

Configuração para receber e enviar os emails ao usar Zoho Mail com domínio próprio

O próximo passo é inserir as entradas mx no seu domínio para começar a receber os emails. Inclua as informações onde você gerencia seus domínios.

Usar Zoho Mail com domínio próprio

SPF/DKIM também podem ser configurados posteriormente. Basta clicar em “Skip”. Assim como Email Migration. Em seguida o Zoho fará sugestões para você fazer o download dos aplicativos para dispositivos móveis. Eu gosto de ter o Zoho Mail Admin instalado no celular para qualquer emergência. Para gerenciamento dos emails, como uso o Newton para concentrar todas as minhas contas, não uso o Zoho Mail. Mas nada impede que você teste os apps.

Ao clicar em “Skip” para prosseguir, você receberá a mensagem de que a configuração foi concluída e você já pode usar o email do seu domínio normalmente.

Usar Zoho Mail com domínio próprio

Viram como é simples usar Zoho Mail com domínio próprio? Se tiver alguma dúvida, deixe na área de comentários que tentaremos ajudar.

Leia também: Como aumentar o tráfego do seu blog.

Curso Renda Online Passo a Passo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

22 Comentários

  1. Pâmela disse:

    Bom dia!
    Estou apenas conseguindo enviar e-mails pelo Zoho, mas nada de receber. Tentei excluir minha conta para começar tudo de novo, mas aparece a seguinte mensagem: “É administrador da sua organização: “panira”. Deve cancelar a sua organização de Empresarial antes de fechar a sua conta.” A palavra “Empresarial” é um link, mas quando clico nele, sou direcionada para o e-mail. O que posso fazer para resolver?
    Obrigada!

    • Fabi Neves disse:

      Pâmela, eu nunca tive este problema então infelizmente não tenho como te ajudar. O suporte do Zoho é muito bom, tente contato com eles.

    • Germano disse:

      Estou com o mesmo problema, Pamela.

    • Robson Gomes disse:

      Olá, para cancelar a sua conta, você precisa logar com a conta de administrador e acessar o painel de controle, após estar conectado(a) faça os seguintes passos:
      PIMEIRO PASSO: Clique em Domains (domínios) e Remova o domínio
      SEGUNDO PASSO: Clique em Dashboard (painel de controle) e delete a Organização.
      TERCEIRO PASSO: Acesse novamente o e-mail do administrado e vá nas config. da conta
      QUARTO PASSO: Clique em Preferências > Definições > Fechar Conta e digite a senha.
      Pronto, seu domínio e sua conta foram excluídas e você já pode fazer o processo novamente.

      • Ramiro disse:

        Robson! Muito útil tua dica. Funcionou.

      • César Augusto disse:

        Fabi, bom dia. Não sei a quanto tempo você postou essa tutodica aqui, mas posso lhe assegurar que você mandou muitoooo bem viu, parabéns. É um recurso super útil e o serviço do Zoho é de excelente qualidade, considerando que é gratuito. Parabéns e continue assim, levando ótimas dicas as pessoas que com certeza você seu conteúdo será dos mais acessados na internet.

  2. Giovani disse:

    Muito bom parabéns por compartilhar

  3. Rebeca Lincon disse:

    Gostei da dica, vou fazer um teste aqui para ver se dá certo.
    Já ouvi falar que o google tem um serviço parecido, agora só não lembro o nome.

  4. Eu sempre usei o zoho mail para criar contas de emails dos domínios de meus clientes dessa forma descrita no post, mas recentemente fui criar outras contas novas de domínios e a mesma não conseguir confirmar os DNS’s e autenticar o email, Por falor, tem como atualizar esse post de acordo com essas novas mudanças da zoho mail?
    Obrigado.

    • Fabi disse:

      Olá Jorley, como você não conseguiu confirmar os DNS? Isto você faz diretamente onde seus domínios estão registrados. Este post foi atualizado no dia 25/02, quando aproveitei para criar o email para um dos meus projetos e tudo funcionou sem problemas.

  5. AmandaLima disse:

    Bom dia, na hora de fazer a verificação do site lá no registro.br, não aparece as opções de verificação “cname ou txt”, apenas pede para completar o “nome do servidor de email”. Alguém poderia me ajudar o que pode ser? Obs.: comprei o domínio no registro.br e redireciono para minha página do wordpress.

    • Fabi disse:

      Amanda, no painel do Registro BR, em DNS você deve ir em “Editar Zona” > Modo Avançado > Nova Entrada > Quando aparecer o campo, você escolhe se quer A, CNAME, TXT e inclui os dados.

  6. Olá! Muito obrigado pela dica. Só tenho uma dúvida: isso resolveria o problema com envio e recebimento de e-mails pra quem usa VPS? Pq meu problema é isso no WordPress, aí eu teria que alterar o e-mail do wordpress para esse criado nesta plataforma, certo? Obrigado!

    • Fabi disse:

      Olá Isaías, tudo bom? Então, todos os meus sites que ficam hospedados em VPS, utilizam emails que são gerenciados pelo Zoho. Nunca usei o serviço de email em VPS até para consumir menos recursos do servidor. Não há necessidade de trocar email do WordPress. A única coisa que você vai mudar é o serviço que gerencia o email, por exemplo, se o seu email hoje que é gerenciado pelo vps é o contato@site.com, basta criar o mesmo email utilizando o serviço do Zoho.

      O único problema do Zoho é que hoje, para contas novas, ele não permite o uso de Pop3 e IMAP, nas contas gratuitas. Mas dá para gerenciar tudo via Web e pelo App Zoho mail.

      Qualquer coisa, vai deixando sua dúvida aqui que eu tento te ajudar.

  7. Fernando disse:

    Olá, boa tarde, eu usava o zoho mail de forma gratuita, porém tentei fazer um novo cadastro para um novo site e não encontrei o cadastro gratuito, somente um teste de 15 dias. Você sabe dizer se o cadastro gratuito deixou de existir? Obrigado!

    • Fabi disse:

      Olá Fernando. Obrigada por avisar. Acabei de verificar na página e parece mesmo que tiraram esta opção gratuita. Eles já vinham dando sinais de que cortariam a parte gratuita, uma vez que já tinham cortado o acesso POP e IMAP. Estou com alguns domínios que preciso criar novas contas, me indicaram o Yandex Connect. Ainda não testei, mas parece funcionar bem. Se quiser ir testando: https://connect.yandex.com/pricing/connect

      • Sérgio disse:

        Acabei de configurar uma conta agora seguindo o tutorial e funcionou perfeitamente, a opção da conta gratuita está disponível.

      • Paulo disse:

        Uso o yandex e é perfeito, tem acesso via POP/SMTP na versão gratuita, consigo ler e enviar os emails a partir de uma conta pessoal do gmail.