Como ser aprovado no Google AdSense

Quando eu comecei, lá em 2006, ser aprovado no Google AdSense era uma tarefa relativamente simples. Bastava criar um blog no Blogspot que com um ou dois posts, já era possível ter uma conta do Google AdSense ativada.

Porém, os anos se passaram, muita gente tentou burlar as normas, e para se proteger, o Google acabou trazendo regras muito mais rígidas para novos editores. Mesmo assim, não é complicado se aprovado no programa. Desde que você trabalhe de maneira correta.

Nos últimos meses, durante pesquisas para um projeto que pretendo realizar em breve, vi muita coisa errada de quem já trabalha ou pretende trabalhar com AdSense.

Um dos mais absurdos, foram grupos de Facebook onde os usuários combinavam a troca de cliques. Isso mesmo que você acaba ler. Verdadeiras “fazendas” de trocas de cliques.

Basicamente a regra era entrar no site de um dos membros, clicar em um anúncio do AdSense e “ficar” na página do anunciante por pelo menos cinco minutos para o clique não ser considerado inválido.

Só que o Google muito espero que é, já consegue enxergar estas práticas e todos os dias vejo pessoas reclamando de banimentos ou de um desconto muito alto no valor dos cliques inválidos.

Justamente por situações como esta que hoje é preciso muito mais para não só ser aprovado no Google AdSense, mas também para manter a sua conta ativa.

O que é necessário fazer para ser aprovado no Google AdSense

Como ser aprovado no Google AdSense

Antes de lhe passar algumas dicas que irão te ajudar na sua aprovação, gostaria de deixar um alerta:

Jamais compre contas do Google AdSense!

Por que você vai gastar dinheiro com algo que pode ser obtido gratuitamente? E agora, não basta sua conta ser aprovada. Cada site em que o editor pretenda utilizar o programa, deverá ser aprovado pelo Google antes.

Resumindo: Uma conta comprada não garante que você vá conseguir trabalhar com o Google AdSense.

Tem muita gente ganhando dinheiro com o desespero dos outros que querem ter uma conta do AdSense a qualquer preço.

O pior é que muitas destas contas acabam sendo banidas mais tarde.

O que eu sempre falo para aqueles que me procuram é o seguinte: Trabalhe bem o seu site. Crie um projeto onde até você mesmo gostaria de anunciar e investir. Depois disso, solicite aprovação.

O grande problema é que muitos querem grandes resultados. E querem estes resultados rápido. Se este é o seu caso, então é melhor procurar outra área. O Google AdSense não é pra você.

Se este não é o seu caso, então siga as dicas abaixo para ser aprovado no Google AdSense:

Crie um blog dentro de um nicho permitido pelo programa

Para que sua conta seja aprovada, é necessário que o assunto do seu site se enquadre nas regras. Atualmente não são aceitos sites que abordam os seguintes temas:

  • Conteúdo adulto
  • Sites de downloads ou pirataria (software, vídeos)
  • Conteúdo perigoso ou depreciativo
  • Conteúdo relacionado a álcool, tabaco, jogos de azar, atividades de hacker e cracker, armas, comportamento desonesto ou ilegal.
  • Conteúdo enganoso

Crie um conteúdo original

É importante que todo o conteúdo do seu site seja original. Não é possível aprovar contas onde os sites têm conteúdo copiado de outras fontes. Não adianta nem tentar, que o Google descobre. Sempre.

O material também deve ser de qualidade, voltado para a resolução do problema do usuário e não para robôs. De nada adianta ter, por exemplo, 10 artigos de 20 palavras cada, que nada acrescentam. É muito mais válido produzir dois artigos muito bons e aguardar mais tempo para solicitar a aprovação da sua conta.

Tenha um site estruturado antes de enviá-lo para aprovação do AdSense

Tenha um site estruturado

O site deve ter uma estrutura que forneça uma boa experiência para o usuário. Deve incluir menus, página de contato, política de privacidade (você pode gerar uma aqui), ser responsivo, ou seja, ter um otimizado para dispositivos móveis e ser de fácil navegabilidade. Nada de cores ofuscantes ou gifs e banners exagerados.

Dos pontos que mencionamos agora, a Política de Privacidade é fundamental estar presente em sua página.

Tenha uma boa quantidade de conteúdo

Eu já fiz experiências tentando aprovar sites com 10 artigos e também com 30 artigos. Como todos eram muito bons, obtive sucesso nas duas tentativas. Mas já vi casos em que sites foram reprovados até com mais de 50 artigos. Ao analisá-los, vi que mais “enchiam linguiça” do que resolviam o problema do usuário. O Google está cada vez mais atento a isso.

O ideal é encontrar um balanço entre uma boa quantidade de texto e a qualidade deles. Até porque em determinados assuntos, pode não ser possível escrever um texto de 300 palavras.

Procure publicar conteúdo que seja relevante em qualquer época do ano

Dá para aprovar um site de notícias no Google? Dá! Mas você também tem muito mais chances quando aplica com um site de conteúdo “evergreen”. Mas que diabos é isso?

“Conteúdo evergreen é aquele tipo de conteúdo que não perde a relevância com o tempo, ou seja, ele é válido hoje e também daqui há dois anos.”

Por exemplo: Este artigo! Nele estou passando algumas dicas que pode ajudar você a ser aprovado no Google AdSense. Ele continuará útil mesmo daqui há dois anos. O que eu talvez precise fazer será uma pequena atualização ou outra.

Já um artigo sobre “Como participar da promoção de água de coco” só terá relevância durante o período da promoção em si.

Depois de mais de 10 anos de experiência neste mercado, eu posso dizer para você que é muito mais fácil trabalhar com conteúdos evergreen do que conteúdo com “prazo de validade”.

Conteúdo com prazo de validade pode trazer um bom volume de visitantes durante um período, mas dificilmente será possível transformar estes visitantes em uma audiência engajada. Afinal, eles só estavam ali para saber sobre a promoção da água de coco.

Aprenda SEO

Aprender como funcionam os mecanismos de busca é importante para que os visitantes encontrem seu conteúdo. Praticar um bom SEO não é garantia de que todos os seus textos fiquem bem ranqueados, mas o Google verá seu site com “bons olhos”, uma vez que o conteúdo prioriza a experiência do usuário.

As ferramentas de busca estão sempre mudando, com melhorias em seus algoritmos. Sendo assim, é importante estar sempre estudando e se atualizando com as melhores práticas para garantir um melhor posicionamento do seu site.

Aprovar um site no Google AdSense

Tenha um design responsivo e limpo

Na hora de escolher um template para o seu site, escolha o mais simples e funcional. Existem temas lindos, cheios de funcionalidades, mas que na verdade só servem para consumir recursos do seu servidor. É possível encontrar bons temas gratuitos no repositório oficial do WordPress. Caso deseje investir em um pago, recomendo fortemente o Generate Press.

Não caia na tentação de piratear temas pagos ou então comprar no Mercado Livre, por exemplo. Além de não ter o suporte do produtor, temas piratas podem esconder códigos maliciosos, que podem até causar banimento no Google. Melhor não começar errado né?!

Ter um domínio próprio agiliza a aprovação?

Sim. Sites que utilizam um domínio próprio, que não seja gratuito, costumam ter uma aprovação mais rápida. Mas é totalmente possível aprovar um blog do Blogspot, desde que seja organizado e rico em conteúdo.

Preciso ter muito tráfego?

Já vi casos de aprovação de site com pouquíssimo tráfego e outros com um tráfego razoável. Pra mim, o que conta mais para o Google (e eu insisto em bater nesta tecla) é justamente o conteúdo e a experiência proporcionada ao usuário.

Você pode até investir em tráfego pago, mas não há garantia nenhuma de uma aprovação mais rápida.

Confira tudo antes de enviar sua conta para aprovação

Conforme mencionamos lá no início, para que você tenha uma conta aprovada no Google AdSense, é necessário que você tenha um blog ou site. Antes da criação da sua conta, verifique se seu site está cumprindo todos os requisitos.

Não tenha pressa para a aprovação e procure construir algo sólido para conseguir uma boa audiência. Fato é que sem audiência, dificilmente você terá ganhos com o AdSense. Desta forma, calma e planejamento são fundamentais para que você crie uma relação duradoura com o Google.

Curso Renda Online Passo a Passo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário