Como não ficar sem ideias para posts

Ficar sem ideias para posts é o pesadelo de qualquer criador de conteúdo. Seja quem produz textos para blogs, YouTubers ou quem faz conteúdo para Instagram. Imagina acordar em um belo dia e não ter a menor ideia do que postar?! Não dá nem para imaginar falando a verdade…

Eu já passei por isso inúmeras vezes. Principalmente lá atrás quando ainda estava iniciando nesse mundo da produção de conteúdo. Com o tempo, você ganha experiência e também aprende a sair deste “bloqueio criativo”. Algumas coisas me ajudaram bastante e vou compartilhar com vocês como encarar este “problema” sem ter muita dor de cabeça.

O que fazer para não ficar sem ideias para posts:

Como não ficar sem ideias para posts

Antes de mais nada é bom não se culpar por isso. Vai acontecer com você, vai acontecer com todo mundo que produz conteúdo. Ninguém é uma máquina que funciona 24 horas por dia 365 dias por ano.

O mais legal é que dá para driblar estes períodos se planejando e utilizando alguns “truques” que podem lhe ajudar bastante.

Procure se manter atualizado

Quem produz conteúdo precisa ficar por dentro do que ocorre no mundo. Isso é o básico. É bom procurar sempre ficar atualizado dentro da nossa área de trabalho, mas também não custa nada separar um tempo do seu dia para aprender algo novo. Que seja 15 ou 20 minutos para expandir sua mente, isso pode trazer inúmeros benefícios no futuro.

Tenha o hábito da leitura, assista vídeos (úteis), tenha experiências. Tudo isto é muito válido na hora de preparar o seu conteúdo. Mas fica sempre aquele aviso: Se inspire, não copie.

Tenha sempre um caderninho, bloco de notas, aplicativo de notas, o que for, por perto

Quantas vezes alguma ideia bem bacana já veio na sua cabeça e acabou esquecendo cinco minutos depois. Por isso, não confie sempre na sua memória e na sua mente. Anote tudo que puder. Encontre a ferramenta que seja melhor para o seu fluxo de trabalho. Eu sou muito fã do papel e caneta. Mas dá para usar o gravador do celular, um caderninho, o bloco de notas do computador, aplicativos como o Evernote, o Notion e por aí vai.

Acompanhe outros sites dentro do seu nicho

Outra forma de não ficar sem ideias para posts é procurar sempre acompanhar também outros sites que estão dentro do seu nicho de atuação. Não só para ter ideias, mas para aprender também. Dizem que os Feeds morreram faz tempo, mas eu mantenho minha conta no Feedly até hoje e acesso todos os dias.

A melhor forma é fazer uma curadoria de sites que são relevantes para você e cadastrar os feeds no Feedly. Até hoje não encontrei alternativa melhor e vale também para economizar um tempo enorme ao invés de acessar site por site.

Utilize o Quora para encontrar ideias

O Quora é um site de perguntas e respostas que pode ser uma excelente ferramentas para aquelas horas em que estamos sem ideias para posts. O único problema é que deve ser usado com moderação. Corre-se o risco de perder horas preciosas por lá. Já escrevi muitos posts bacanas nas mais diversas áreas a partir de perguntas postadas no Quora.

Trabalhe com ferramentas de palavras-chave

Sites como o Ubersuggest não servem apenas para que se tenha ideia do CPC de uma determinada palavra-chave, mas também para lhe trazer novas ideias a partir destas pesquisas. como por exemplo, palavras-chave de cauda longa que se tornam posts novos no futuro.

Saia de casa ou do escritório

Por muitas vezes quando as ideias desaparecem, tudo que precisamos é de respirar ar fresco. Se a mente está cansada ou sem ideias, procure sair de casa ou do escritório e fazer uma breve caminhada, nem que seja de 15 minutos.

Adapte conteúdos já existentes

Esta dica vale para quem já trabalha com várias mídias. Você pode pegar um post do seu blog, por exemplo e preparar um conteúdo para o Instagram e vice versa.

Edite conteúdo antigo

Verifique suas postagens mais antigas e mais acessadas e faça uma atualização. Existe algo que pode ser melhorado? Adicionado? O Google adora conteúdos renovados.

Faça pesquisas em Redes Sociais

Muitos dizem que redes sociais são perda de tempo. Em alguns casos podem até ser, é verdade. Mas elas também podem ser uma verdadeira mina de conteúdo. Procure navegar por páginas relacionadas ao seus assuntos, veja o que as pessoas comentam em vídeos do YouTube, por exemplo. Sempre dá para extrair algo útil destas fontes.

Pra encerrar, uma dica que é sempre válida. Quando possível, deixe alguns conteúdos pré-produzidos para serem utilizados nos dias em que faltam ideias para posts e a criatividade não está muito presente.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!