Como ganhar dinheiro com o Google AdSense e tudo mais que você precisa saber sobre o programa

Quer ganhar dinheiro com o Google AdSense ou tem dúvidas sobre o programa? Então prossiga com a leitura deste post. Nele, vou usar minha experiência de mais de 10 anos usando o programa do Google e tentar tirar as principais dúvidas de quem está começando.

Como eu disse logo no primeiro parágrafo, já são mais de 10 anos usando Google AdSense. Minha conta foi aprovada em Dezembro de 2006 e deste então já foram muitos altos e baixos na plataforma. Pra ser sincera, muito mais baixos do que altos.

Muita gente desiste do AdSense por causa dos ganhos. Acha que nunca vai conseguir um valor razoável. A verdade é que não dá para ganhar dinheiro com o Google AdSense da noite pro dia. Nada vem de maneira fácil.

Portanto, se você acha que este post vai te ensinar a ficar rico da noite pro dia, melhor procurar outra coisa para ler. Então vamos ao que interessa!

O que é o Google AdSense?

Trata-se de um programa criado pelo Google para remunerar produtores de conteúdo. Um programa de afiliados, na verdade. Funciona como se você “alugasse” um (ou vários) espaço no seu site e o Google te pagasse por isso. No caso do AdSense, você recebe pelos cliques dos seus visitantes nos banners que são exibidos no seu site ou blog.

Quanto eu recebo por cada clique nos anúncios?

Não existe um valor fixo. O que o Google repassa ao publisher é um percentual do valor pago pelo anunciante. Este valor depende de uma série de fatores. Alguns nichos oferecem um valor de clique mais alto, já outros, um valor bem baixo.

O que é necessário para começar a trabalhar com o Google AdSense?

O primeiro passo é, sem dúvida, ter um blog ou site com conteúdo de qualidade. O site deverá ter alguns posts (ou páginas), um bom tráfego, páginas contendo a sua política de privacidade, uma página sobre. Resumindo, deve ser um site totalmente estruturado. Para que sua conta seja aprovada, o tudo deve estar em ordem.

Se você acha que já atende a estes requisitos, basta ir até o site do Google AdSense e fazer a sua inscrição. Ao clicar em “Inscreva-se Agora”, deverá informar a URL do seu site, um e-mail válido (será através dele que o Google se comunicará com você) e seguir os passos para terminar a sua inscrição. No final, será fornecido um código, que deverá ser incluído no seu site.

Você deve posicionar esta código seguindo as instruções. Caso sua conta seja aprovada, os anúncios começarão a ser exibidos logo em seguida.

Como aumentar as chances de ser aprovado no AdSense?

  • Seu site deve ter uma boa quantidade de conteúdo.
  • O conteúdo deve ser de boa qualidade.
  • É necessário oferecer ao usuário uma boa navegação.
  • As páginas não podem ser muito poluídas.
  • É aconselhável que já tenha um tráfego, mesmo que pequeno.

Como ganhar dinheiro com o Google AdSense?

Esta é uma pergunta simples e fácil de responder ao mesmo tempo. Simples, porque uma vez que sua conta foi aprovada, basta colocar os anúncios em seu site e pronto. Isto é tudo que você precisa fazer. É possível que você ganhe algum dinheiro, mas dificilmente será muito.

O retorno no AdSense é bom quando o site tem um bom tráfego. Para conseguir este tráfego, você precisa trabalhar…e muito!

Pode-se conseguir tráfego pago, investindo em Facebook Ads ou Google AdWords. Também pode fazer um bom trabalho de SEO e conseguir bons resultados vindos das SERPs. O importante é encontrar a estratégia que funciona melhor.

Outra ação necessária é encontrar o melhor posicionamento dos anúncios. Às vezes, aquele bloco de anúncios que seu parceiro de negócios diz que funciona bem, pode não trazer um bom resultado no seu nicho. A regra principal para ganhar dinheiro com o Google AdSense é:

Teste, teste, teste e faça mais testes. Até encontrar o melhor resultado.

Para cada site que eu tenho, preciso de uma conta de AdSense diferente?

Não. Uma vez que a sua conta for aprovada e estiver totalmente funcional, você poderá colocar os ads em quantos sites quiser, desde que eles não infrinjam as regras do programa.

Como receber seus pagamentos do Google AdSense

Os pagamentos do AdSense são feitos em dólar americano. Ao atingir o valor mínimo de US$100 (cem dólares), você já está habilitado a receber o seu pagamento. Se quiser, pode acumular um valor maior, mas para isso você deve ativar uma retenção em sua conta.

Ao atingir US$10 (dez dólares) na sua conta, o Google automaticamente envia para a sua residência uma carta contendo um PIN. Este PIN é um número de até seis dígitos que deverá ser informado na sua conta do AdSense, para que ela fique hábil a receber os pagamentos. Esta é uma ação necessária para inclusive confirmar se o endereço do usuário está correto.

Para receber o dinheiro, considero a melhor opção até hoje (é a que uso desde o início), o Banco Rendimento. Ele funciona como uma espécie de banco intermediário entre você e o Google. O Banco Rendimento recebe a moeda internacional, converte na cotação do dólar e deposita o dinheiro na sua conta bancária no Brasil. Todos os passos para recebimento através do Banco Rendimento você encontra aqui.

O Banco Rendimento deposita os valores tanto em conta corrente, quanto em conta poupança. O usuário deverá informar o tipo de conta logo ao fazer o cadastro.

Vale dizer ainda que todos os ganhos provenientes do Google AdSense devem ser declarados no Imposto de Renda, independente do valor.

Como evitar punições do Google AdSense e evitar o banimento

Ao se cadastrar no Google AdSense é importante que você leia todas as regras do programa. É necessário cumprir todas à risca. Algumas dicas que você pode seguir para evitar o ban e perder sua conta seriam as seguintes:

  • Estar sempre atento às regras do programa. Fique de olho pois alterações podem acontecer e serão necessárias adaptações do seu conteúdo.
  • Não poste material com conteúdo adulto.
  • Não poste material do qual você não possui direitos autorais.
  • Sites de downloads ilegais são totalmente proibidos.
  • Não exagere na quantidade de anúncios por página, principalmente se tiver pouco conteúdo.
  • Não peça para seus leitores clicarem no seu anúncio.
  • Não clique nos seus próprios anúncios. Acredite, o Google tem como saber se foi você quem andou clicando nos Ads.
  • Não tente trapacear o Google.

Uma vez que você perde a sua conta, é muito difícil para não dizer impossível, recuperá-la.

Não compre contas de Google AdSense

Eu participo de alguns grupos sobre Google AdSense para troca de informações. Não é difícil encontrar postagens sobre compra e venda de contas. Agora a pergunta que eu faço: Por que você vai comprar uma coisa que é oferecida de maneira totalmente gratuita?

Fuja disso e trabalhe para manter a sua conta em ordem. Comprando contas, ainda correrá o risco de cair em golpes. Tome cuidado.

Considerações Finais

Ao contrário do que ainda é muito divulgado, é possível sim ganhar dinheiro com o Google AdSense. É claro que não é possível ter bons ganhos, sem trabalho. A grande maioria dos usuários acredita que basta ter a conta aprovada, posicionar os anúncios e esperar o dinheiro entrar. Não é bem assim.

Trabalhe, faça testes. Os resultados podem demorar a aparecer, mas aparecem. No meu caso, os primeiros 100 dólares só foram alcançados depois de um ano. Isso mesmo. Um ano produzindo conteúdo, buscando links de qualidade, noites em claro estudando.

Aliás até hoje, mais de dez anos depois, estudo todos os dias. Sempre tenho que me readaptar. Melhorar os ganhos requer estudo constante.

Tem mais alguma dúvida? Use o espaço de comentários que a gente tenta ajudar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário