Como superar o bloqueio para escrever

Não importa se você é um iniciante ou uma pessoa experiente no mundo da escrita. O bloqueio para escrever pode aparecer quando menos se espera e isso é totalmente normal. Eu mesma costumo ter alguns problemas em determinados dias. Sento na frente do computador e a única coisa que faço é procrastinar. Trabalhar que é bom…

Mas, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Vou compartilhar algumas aqui e espero que também possam ser bem úteis para vocês.

O que fazer para superar o bloqueio para escrever

Como superar o bloqueio para escrever

Tem dias que não tem jeito. Eu sento na frente do computador para trabalhar e nada parece fluir. As ideias não aparecem, os textos, muito menos. Isto é sinal de algo precisa ser feito se preciso voltar a produzir.

O que pode causar este bloqueio para escrever?

Uma série de fatores. Estresse, ansiedade, problemas pessoais, o ambiente onde você trabalha ou simplesmente, você não acordou em um bom dia. Geralmente quando vamos escrever precisamos nos desligar do mundo exterior e focar somente naquilo que estamos produzindo.

Para tentar resolver este problema, tente…

Encontrar o melhor horário para você trabalhar

Algumas pessoas são mais noturnas, outras diurnas, algumas fazem parte do #5amClub. Fica mais fácil fugir do bloqueio criativo procurando trabalhar dentro do horário em que “funcionamos” melhor.

Não tenha medo de errar

É muito comum adiarmos a produção dos textos simplesmente por estarmos em constante busca do texto perfeito. Não tenha medo de errar. Os erros fazem parte do aprendizado. Se você ficar sempre esperando pelo texto perfeito, nunca irá produzir nada.

Organize sua área de trabalho

Uma área de trabalho bagunçada pode não ajudar na produtividade. Mantenha por perto somente aquilo que é necessário para o seu trabalho. Aproveite este momento de bloqueio para processar a papelada, organizar documentos, materiais, etc.

Vá dar uma volta, tome um café sozinho, converse com desconhecidos, combine um jantar

Esta é uma dica ótima para quem trabalha em casa. Na hora em que você notar que sua produtividade deu uma parada, aproveite para dar uma volta na rua, vá até um café, procure alguém para conversar, chame um conhecido para almoçar ou jantar fora. Geralmente uma simples conversa pode dar um boost enorme na nossa produtividade.

Desligue o computador e vá ler um livro (ou uma revista, ou um jornal, mas leia alguma coisa!)

Isso já foi slogan de campanhas de publicidade, mas funciona muito nos momentos de bloqueio de escrita. Tudo que você precisa é ficar algumas horas longe do computador. Para passar o tempo, ler livros ou revistas podem ajudar a trazer as ideias de volta. Também vale visitar bancas de jornais ou livrarias. Tudo bem que são espaços cada vez mais raros nos dias atuais, mas pelo menos pra mim, já rendeu boas ideias.

Medite

Se desligar do mundo exterior pode fazer um bem enorme para a mente e para o corpo. O Headspace é um app excelente para te ajudar nesta tarefa. Bastam 10 minutos por dia para obter resultados logo nas primeiras semanas.

Vá trabalhar em um local diferente

Às vezes, tudo que precisamos para encontrar aquele “boost” é mudar os ares. Se você trabalhe em casa, experimente em alguns dias da semana trabalhar em um café, em um coworking ou até mesmo ao ar livre, se a cidade em que você mora permitir isso, claro.

Tenha um planejamento e um espaço para anotar qualquer ideia que aparecer

Eu procuro sempre manter uma planilha com vários tópicos que posso escrever sobre no futuro. Ela me ajuda naqueles dias em que simplesmente não sei sobre o que escrever. Sempre tenha ao seu lado um caderno de ideias ou uma planilha, a ferramenta que for melhor para você e anote todas as ideias que aparecerem na sua mente. Elas podem render ótimos textos no futuro.

Tire um final de semana de folga

Faça uma viagem de final de semana. Se desligue do computador e do trabalho. Em alguns casos, tudo que a gente precisa é só de alguns dias offline. Sua mente agradece.

Leia também: Dicas de saúde para blogueiros em tempo integral

E você caro leitor, o que faz quando o bloqueio para escrever resolve dar as caras? Compartilhe suas ideias na área de comentários.

Curso Renda Online Passo a Passo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários