Como baixar uma versão antiga de um Plugin WordPress

Eu já uso WordPress desde 2006, quando comecei neste mundo de blogs. Se tem uma coisa que aprendi nestes 11 anos usando a ferramenta é que geralmente quando algum problema acontece, é culpa de plugin ou tema. Claro que outros fatores podem influir, mas em grande parte das vezes estes dois itens podem ser a causa da sua dor de cabeça. Por isso, neste post mostrarei como é simples baixar uma versão antiga de um plugin WordPress.

Mas, por que eu precisaria de uma versão antiga de um plugin?

Simples. Usarei uma experiência própria.

Era uma bela tarde de sábado quando sentei para fazer a parte de “manutenção” dos blogs. Tinha que fazer backups, atualizar, essas coisas.

Fiz update de um plugin e BOOM! Tudo saiu do ar. Como eu ficaria com o blog fora do ar por todo o final de semana?

Tinha certeza que era culpa do update do plugin, pois foi exatamente no final do processo que tudo parou de funcionar. O que me salvou foi exatamente encontrar a versão anterior do plugin e restaurar.

Na época, comuniquei o problema ao desenvolvedor e alguns dias depois ele liberou uma nova versão que não me causou o mesmo problema da atualização anterior.

Portanto, se o mesmo acontecer com você e não for possível viver sem o respectivo plugin, fique tranquilo que existe salvação. Restaure uma versão antiga para utilizar até que o problema seja resolvido.

Como baixar uma versão antiga de um plugin WordPress

É possível conseguir versões antigas de plugins diretamente no repositório oficial do WordPress. Mas lembre-se, sempre faça as atualizações necessárias e só mantenha versões antigas em último caso. As atualizações são importantes pois possuem além de melhorias, correções que visam aumentar a segurança do seu site.

No exemplo abaixo, vou usar o plugin Akismet, que combate os spams no seu blog. Para baixar uma versão antiga de um plugin WordPress, basta acessar a página dele no repositório. Na página do plugin, procure pelo link “Panorama Avançado”.

Como baixar uma versão antiga de um plugin WordPress

Na próxima janela, basta rodar até o final da página e escolher a versão do plugin que você precisa baixar.

Como baixar uma versão antiga de um plugin WordPress

Ficou com alguma dúvida? Deixe na área de comentários que tentaremos ajudar.

Leia também: Melhores plugins gratuitos para WordPress

Curso Renda Online Passo a Passo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. Vinny Scrouth disse:

    Valeeew, me salvou kkkk