Como aumentar o tráfego do seu blog

Um alto tráfego é o sonho de todo blogueiro. Não importa se você tem o blog apenas por hobby ou se quer ter uma renda através dele. Aumentar o tráfego sempre é um dos principais objetivos.

Para isso acontecer, só depende de você. É preciso trabalhar duro e realizar algumas tarefas que podem contribuir para que cada vez mais leitores descubram o que você tem a dizer.

Hoje deixarei neste post algumas dicas que podem ajudar a chegar neste objetivo. São dicas simples, que sempre apliquei nos projetos e me ajudaram a ter resultados satisfatórios. Não estou querendo dizer que é uma fórmula mágica, longe disso.

Devemos sempre partir do princípio que para conseguir o sucesso com qualquer que seja o projeto é necessário trabalhar muito e fazer testes, muitos testes. Não tenha medo de testar. Geralmente o que pode ter dado um maior retorno pra mim, pode não ser a melhor estratégia pra você e vice versa.

Dicas para aumentar o tráfego do seu blog

Como aumentar o tráfego do blog

Trabalhe o conteúdo e escreva os seus artigos visando resolver o problema do seu leitor

Independente do nicho em que você atua, procure sempre escrever seus artigos visando resolver o problema do seu leitor. Escreva para pessoas, não para robôs de busca. Usando as palavras chaves de maneira correta, com certeza você poderá ter bons resultados vindos dos mecanismos de busca.

O Planejador de palavras chave do Google pode te dar um empurrão para encontrar termos que tem muitas buscas e podem ajudar a encontrar o foco do seu conteúdo.

Escreva títulos que atraiam o usuário

O título é um dos principais elementos do seu texto para atrair o público que você deseja. Crie um título que chame a atenção e assim prenda o usuário. Os alertas (Garantido! Eficaz! Funciona!) podem e devem ser usados, mas com moderação. O excesso deste tipo de palavra, ao invés de atrair, pode afastar o leitor por ter efeito contrário, ou seja, não passar credibilidade.

Use infográficos e vídeos

Os infográficos são uma ótima maneira de contribuir para que determinado artigo se torne viral. Se for um infográfico que venha trazer informações importantes e úteis para o seu leitor, a tendência é que ele compartilhe ou faça links para o artigo. Desta forma, você naturalmente ganha mais tráfego de qualidade.

Leia também: 10 dicas para blogueiros iniciantes

Crie uma lista de email

Como aumentar o tráfego do blog - Lista de email

Ofereça aos seus leitores a oportunidade de receber seu conteúdo através de email. É cada vez mais raro as pessoas ficarem visitando um site várias vezes ao dia para ver se tem conteúdo novo.

Ao construir uma lista de email com seus leitores, você pode informá-los através de email sempre que postar algo relevante para eles. Se existe uma coisa da qual me arrependo é a de não ter feito isso desde o primeiro dia que comecei a blogar.

Aliás, se você quer ser informado sempre que novos conteúdos estiverem disponíveis por aqui, só se cadastrar usando o formulário ali da lateral.

Você inclusive não precisa gastar nada para começar. A MailerLite oferece uma conta totalmente funcional e gratuita para até você atingir os 1000 cadastros.

Revise conteúdos antigos

Já pensou em dar uma revisada geral no conteúdo do seu blog? É sempre bom atualizar os artigos com novas informações, ajustar melhor os títulos para SEO. Atualmente tenho revisto posts que escrevi em 2009. Muita coisa estava atualizada, links e vídeos que não estavam mais disponíveis foram removidos ou substituídos por novos. Aproveitei também para republicá-los com uma data atual.

Estude o tempo todo, inclusive a sua concorrência

O Google muda seu algoritmo constantemente e com isso precisamos estar sempre nos adaptando. É necessário também ver o que sua concorrência anda fazendo para tentar ser o melhor. Mas lembre-se, estudar a concorrência não significa copiá-la. Tenha sempre o seu diferencial.

Use um plugin para o SEO

Se você usa o WordPress, não só pode como deve usar um plugin de SEO. É uma ótima maneira de otimizar seu conteúdo, criar sitemap, dentre outros. O melhor atualmente é o Yoast SEO Plugin. Nós inclusive o mencionamos na nossa lista de plugins essenciais e gratuitos para WordPress.

Artigos otimizados podem gerar um maior número de visitas.

Utilize as redes sociais ao seu favor

Como aumentar o tráfego do blog - Redes Sociais

Hoje as redes sociais são grandes ferramentas que você pode trabalhar para aumentar o tráfego do seu blog. Crie uma página no Facebook, um perfil no Twitter e use para divulgar seu conteúdo. Mas o faça com responsabilidade. Nada de fazer spam.

Invista em anúncios pagos

Se você possui uma verba, mesmo que seja bem pequena (no Facebook você pode começar até com R$5), invista em fazer anúncios pagos para divulgar seu conteúdo. Você pode utilizar o Facebook Ads ou então Google Adwords ou Bing Ads.

Resumindo: Se você quer aumentar o tráfego do seu blog vai precisar de muito trabalho, é verdade. Mas o resultado no final é recompensador. É muito bom ter a sensação de ver o resultado de trabalho duro dar resultado.

Curso Renda Online Passo a Passo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário