Como aumentar as visitas no blog ou site

Não importa se você está começando um projeto ou se ele já tem “alguns anos de vida”. Ter um tráfego de qualidade é fundamental para que se tenha retorno e assim, o projeto “sobreviva”. Por mais que muitos digam o contrário, todo mundo que está na internet, trabalhando com blogs e sites, quer tráfego e de preferência, de qualidade. Por isso, neste post, vamos trazer algumas dicas para aumentar as visitas no blog ou site.

É possível ter o site mais lindo do mundo, a loja com o melhor preço e os melhores produtos. Mas não basta colocá-los no ar e esperar a mágica acontecer. Aliás, este é um dos maiores problemas principalmente de quem está começando na internet. Alguns acreditam que basta colocar o projeto no ar e pronto, tudo começa a acontecer de maneira automática. Blogs e sites não são caixas eletrônicos.

Só que não é bem assim e é justamente por conta dessa frustração que muita coisa boa deixa de seguir em frente. A pessoa investiu tempo, não viu retorno e concluiu que aquilo não é pra ela. 

Mas trabalhar com internet, apesar de recompensador, não é fácil. Exige muito trabalho e dedicação. 

O que fazer para aumentar as visitas no blog ou site

Como aumentar as visitas no blog ou site

Felizmente existem formas simples de aumentar as visitas no blog ou site . São dicas muito simples que, quando aplicadas, podem trazer resultados principalmente a longo prazo. Mas não se preocupe, que existem formas também de se trazer muito tráfego, em pouco tempo. 

É preciso otimizar o SEO e todas as páginas do seu blog ou site

Trabalhar o SEO do seu site ou blog é fundamental para que se obtenha principalmente o tráfego orgânico, ou seja, aquele que vem dos mecanismos de busca. Geralmente o visitante que chega via mecanismo de busca, está realmente interessado no seu conteúdo e a tendência de conversão dentro do site é muito alta. 

Ter um SEO excelente é garantia para aparecer nas primeiras posições no Google? Não, uma vez que a empresa usa uma série de fatores para ranquear as páginas, mas esse trabalho aumenta demais as suas chances. Sem um bom SEO, conseguir tráfego orgânico é muito difícil. 

Trabalhe com palavras-chave certas para o seu nicho

Investir um tempo para realizar uma pesquisa das palavras-chave mais relevantes para o seu nicho é fundamental. Inclusive, invista tempo em produzir conteúdo com palavras-chave de cauda longa, que muitas vezes são ignoradas pelos editores. 

Escreva artigos voltados para resolver o problema do usuário

Nada de escrever textos apenas para “encher linguiça” ou então inflá-los inúmeras vezes com a palavra-chave que deseja ranquear. O texto a ser produzido deve ter como foco principal o usuário e não os motores de busca. Resolva o problema daquele usuário e correrá a grande chance de ganhar um leitor fiel ou mais um assinante na sua lista de contatos.

Faça uma lista de e-mail desde o primeiro dia

A lista de email pode ser uma ótima alternativa para aumentar as visitas no blog ou site . O ideal é que faça captura dos contatos desde o primeiro dia em que seu site estiver no ar. Existem inclusive serviços gratuitos como o Mailerlite, que permite criar uma lista gratuita até um determinado número de contatos. 

Desta forma, sempre que tiver um conteúdo novo, pode informar seus usuários e assim trazer visitas para o seu site, sem depender de mecanismos de busca. 

Procure parcerias com outros blogs e sites do mesmo nicho

Faça Guest Blogging para aumentar as visitas

É possível fazer parcerias de “guest posts” com outros blogs e sites do mesmo nicho que o seu. Escreva uma mensagem se apresentando, falando sobre o seu projeto e proponha uma parceria de troca de conteúdo. Esta é uma atividade muito comum que pode sim aumentar as visitas do blog ou site. 

Mas é preciso ter em mente que o conteúdo deve ser de qualidade e sua abordagem a outros editores deve ser feita de forma educada e responsável. Não se deve porém procurar concorrentes e sim parceiros que possam agregar ao seu negócio. 

Faça linkagem interna e externa

Antigamente, links eram distribuídos aos montes. Hoje, todo mundo parece querer economizar. Principalmente nos links externos. Mas uma das melhores formas de aumentar as visitas no blog ou site é justamente fazendo uma linkagem inteligente. Você não precisa ficar “com medo” de incluir links externos em seus textos, muito pelo contrário, eles irão enriquecer ainda mais o seu conteúdo. Os links internos também são importantes para manter os usuários por mais tempo em seu site.

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais

As redes sociais não morreram. Elas podem colaborar bastante para aumentar as visitas no blog ou site. Sempre compartilhe seu conteúdo nas principais, mas claro, sem fazer spam. Também não deixe de manter o engajamento com quem lhe acompanha por lá. Responda comentários e interaja com outros usuários. 

Tráfego pago

Lembra que lá no início nós falamos que existia sim uma maneira de aumentar as visitas no blog ou site de maneira rápida? Então, esta forma chama-se “tráfego pago”. É investindo um determinado valor que torna possível trazer visitantes muitas vezes de qualidade para nossos projetos. 

Você pode investir em Google Ads, Facebook Ads e outras redes de divulgação para atrair visitantes. O retorno vai depender da otimização e do quanto você pode investir. 

Como aumentar o tráfego do blog ou site.

Tenha um design responsivo

A grande maioria dos visitantes hoje acessa blogs e sites a partir de dispositivos móveis. Portanto, é extremamente necessário que seu projeto tenha um design que se adapte bem a estes dispositivos. Nada é mais frustrante do que não conseguir navegar por qualquer tipo de conteúdo. Ainda é importante dizer que o Google valoriza ainda mais sites otimizados na hora de ranquear as suas páginas. 

Seu projeto precisa ser leve e ter um carregamento bem rápido

Ninguém quer esperar muito tempo para uma página carregar. O design mais bonito nem sempre é o mais funcional. Páginas muito lentas não são muito bem ranqueadas e literalmente espantam os usuários. Caso seu design já seja leve e mesmo assim ainda enfrenta problemas de lentidão, é bom observar se não está na hora de trocar ou fazer um upgrade no seu servidor. 

Observe os dados do Google Analytics

Estude os dados oferecidos pelo Google Analytics ou então por outro serviço de estatísticas que você venha a usar. Com estes dados, é possível otimizar mais as campanhas e o seu conteúdo produzido.

Deu para perceber que aumentar as visitas do blog ou site dá trabalho, na verdade é um trabalho que nunca acaba, mas quando você vê o retorno, não tem sensação mais gostosa.