Melhores plugins gratuitos para WordPress

Você está começando no mundo dos blogs e gostaria de saber quais são os melhores plugins gratuitos para WordPress?


Fique tranquilo que o objetivo deste post é justamente te ajudar a resolver este problema.

O WordPress é o gerenciador de conteúdo favorito de muitos editores justamente por permitir uma customização muito grande. Neste post irei compartilhar os plugins essenciais que uso em todos os meus projetos.

Os melhores plugins gratuitos para WordPress

O uso de plugins vai depender muito da necessidade do usuário. Se você precisa exibir galerias de fotos, precisará de um plugin que gerencie isto, por exemplo. Mas alguns deles, devem ser instalados desde o início do seu projeto. São eles:

1 – Yoast SEO

Melhores plugins gratuitos para WordPress - Yoast SEO

O Yoast SEO é atualmente o melhor plugin para gerenciar o SEO do seu blog. Ele te ajuda a otimizar o seu conteúdo, como número de palavras, densidade, palavras-chave, dentre outras funções. Ele também gera o sitemap do seu site, que é essencial para que você tenha um site bem indexado pelo Google. Usando o Yoast, você fica dispensado de usar outro plugin para realizar a função de sitemap.

[Download do Yoast SEO]

2 – Akismet

Melhores plugins gratuitos para WordPress - Akismet

O Akismet é um plugin que te poupa um trabalho enorme! O de apagar e monitorar os spams que chegam através de área de comentários do seu blog. Sem uma solução para combater o spam, você poderá encarar vários problemas em seu projeto.

[Download do Akismet]

3 – Broken Link Checker

Broken Link Checker

Este plugin ajuda o usuário a encontrar links quebrados em todo o blog. Um blog com muitos links quebrados pode não ser muito bem indexado no Google. Após ativá-lo, ele monitora todo o seu site em busca de links, imagens e vídeos “quebrados”. Fica muito mais fácil de encontrar os erros e corrigi-los.

[Download do Broken Link Checker]

4 – BackUpWordPress

BackUpWordPress

Fazer o backup do seu blog é fundamental. As hospedagens não são responsáveis pelo backup e mesmo que algumas ofereçam o serviço, o usuário não deve confiar. O BackUpWordPress faz backups automáticos no seu servidor do seu banco de dados e arquivos. Você pode definir de quanto em quanto tempo quer o seu backup ou fazê-lo manualmente quando quiser. Tudo isso através de apenas um clique. Definitivamente é um plugin que não pode faltar em nenhuma lista dos melhores plugins gratuitos.

[Download do BackUpWordPress]

5 – EWWW Image Optimizer

EWWW Image Optimizer

O EWWW Image Optimizer deixa as imagens do seu blog mais “leves”, ou seja, ela faz uma compactação em cada arquivo, sem perda de qualidade visível. Desta forma, suas páginas com imagens carregam mais rapidamente. Ele ainda evita a criação de “thumbnails” de toda e qualquer imagem que você faça para o servidor, economizando assim uma boa quantidade de espaço em disco.

[Download do EWWW Image Optimizer]

6 – Pretty Link

Pretty Link

Se você já começou a estudar sobre otimização de blogs e sites, com certeza sabe que para obter um melhor ranqueamento das páginas suas URL’s devem ser amigáveis. O mesmo você deve fazer com seus links de afiliado. Muitas pessoas desconfiam de links cheios de letras e números. Com este plugin você cria links amigáveis para seus programas de afiliados e ainda pode acompanhar o desempenho dos mesmos.




[Download do Pretty Link Lite]

7 – Jetpack

Jetpack

O Jetpack é um dos melhores plugins gratuitos e que vale por muitos. Ele oferece estatísticas, protege o site contra ataques de força bruta, divulga seu conteúdo em redes sociais, permite a criação de formulários de contato em suas páginas, cria botões de compartilhamento em redes sociais, gera artigos relacionados e muito mais. Só com estas funções básicas, você evita a instalação de uns quatro plugins. Pra mim, quanto menos plugins instalados no servidor, melhor.

É necessário criar uma conta no WordPress.com para poder usar o Jetpack.

[Download do Jetpack]

8 – Redirection

Redirection

O Redirection é um plugin, que como o próprio nome diz, faz o redirecionamento de URL’s do seu site. É extremamente eficiente quando você faz alguma atualização em um post e não quer perder o tráfego da URL antiga. Ele ainda informa ao usuário quais páginas estão retornando 404.

[Download do Redirection]

9 – Ad Injection

Ad Injection

O Ad Injection é um plugin que permite que você insira anúncios (banners, AdSente) dentro das postagens. É possível customizá-lo de várias maneiras como anúncios abaixo do título, no meio da postagem, anúncios que só apareçam em posts de uma determinada categoria e por aí vai.

Eu prefiro o Ad Injection, já outro plugin semelhante que você pode testar é o WP Insert.

[Download do Ad Injection]
[Download do WP Insert]

10 – W3 Total Cache

W3 Total Cache

Todo blog WordPress precisa de um sistema de cache. Principalmente se você usa servidores compartilhados como os da Hostgator. Ele deixa o seu site mais rápido e você corre menos risco de ficar fora ar por conta de um número maior de acessos que o comum.

[Download do W3 Total Cache]

11 – WP-Optimize

WP-Optimize

O WP-Optimize é um excelente plugin para otimizar o seu banco de dados. Permite excluir revisões de posts, comentários spam e ainda otimiza as tabelas. Desta forma você evita que muita “sujeira” fique deixando seu blog lento.

[Download do WP-Optimize]

12 – TinyMCE Advanced

TinyMCE Advanced

O TinyMCE Advanced é um plugin que permite ao usuário configurar a barra de ferramentas do WordPress da melhor maneira possível. Ele ainda adiciona uma série de funções que não estão presentes no editor padrão. Facilita muito a vida de quem escreve.

[Download do TinyMCE Advanced]

Como eu disse lá no início do post, este são os melhores plugins gratuitos para WordPress na minha opinião. Tem algum que você usa e não está na lista? Compartilhe com os outros leitores na área de comentários.

2 Comentários

  1. Thais Rosario
    18/01/2017
    • Fabi
      13/02/2017

Deixe uma resposta