Como melhorar os seus ganhos com o Google AdSense

Eu trabalho com o Google AdSense desde 2007 e já vivi muita coisa com meus projetos online. Tive ótimos momentos, com ganhos muito bons e também fracassei. Não tenho medo de dizer que falhei porque é justamente nestas horas que você aprende a sair do buraco e descobre que é capaz de superar qualquer adversidade.

É verdade que na hora da dificuldade, bate aquela vontade de jogar tudo pro alto. Felizmente eu fui atrás de conhecimento para tentar virar o jogo. Aos poucos, os resultados vão aparecendo! O que eu venho fazendo para a dar a volta por cima e melhorar os ganhos com o Google Adsense? Nas próximas linhas eu explico melhor.

O que você pode fazer para melhorar os seus ganhos com o Google AdSense

Melhore a usabilidade do seu blog ou site

A primeira coisa que fiz nos sites foi um verdadeiro “extreme makeover”, ou seja, trabalhei no visual e em novas maneiras de entregar o conteúdo para os visitantes. Passei a utilizar temas responsivos, modifiquei menus e adicionei páginas que ajudam o usuário a encontrar melhor o conteúdo desejado. Excluí artigos inúteis e trabalhei melhor nos que traziam maiores resultados. Também inseri anúncios do Google Adsense na página de pesquisas dos blogs.

Não tenha medo de testes! Teste as mais diversas cores, formatos e posições dos anúncios

Ah, mas o fulano disse que colocar as cores dos anúncios iguais as cores dos links dos sites dá mais resultados! Nem sempre. O que funciona pra mim, pode não funcionar pra você. Por isso é muito importante testar os mais diversos tipos de cores, formatos e posições dos anúncios. Por quanto tempo devo fazer este teste? Eu esperaria ao menos sete dias com cada formato. Em um dia ou dois não dá para ter muita informação sobre o desempenho. Se tiver feriados neste período espere mais um pouco.

Veja se seu conteúdo não está cometendo nenhuma infração

Veja se no conteúdo dos seus sites, você não está infringindo alguma regra do Google AdSense. Quando há algo errado, o Google informa ao usuário do seu programa e desabilita os anúncios. Em alguns casos, quando o robô do Google encontra algo que não está de acordo com as diretrizes, exibe um “espaço em branco” no lugar dos anúncios. Isto é ruim, pois você estará perdendo dinheiro. Por isso, leia as regras e faça uma verdadeira varredura no seu conteúdo para saber se tudo está de acordo. Você não vai querer ver dinheiro indo pelo ralo.

Tente diversificar suas fontes de tráfego

Uma das únicas certezas sobre o Google Adsense é que você precisa aumentar seu tráfego se pretende aumentar os seus ganhos. É muito importante não depender apenas das visitas orgânicas do Google para gerar tráfego para o seu site. Faça testes com redes sociais como o Facebook, Twitter e até o Pinterest dependendo do seu nicho de atuação. Invista em vídeos. O Google AdWords também pode ser uma alternativa, porém, a considero “mais cara” do que o Facebook por exemplo.

Resolva o problema dos seus usuários

Ao produzir seu conteúdo, foque-se em resolver o problema dos seus leitores. Se a resolução do problema resulta em um texto de 300 palavras, de nada adianta ficar “enchendo linguiça” para que este texto tenha 100o palavras. Além de ficar cansativo, fará com que o leitor deixe o seu site rapidamente. Incremente seu texto, quando for relevante, com infográficos, vídeos, áudio. O que você achar válido. O Google gosta de textos eficientes, não de textos chatos, repetitivos e feitos para robôs.




A dica mais importante de todas: Invista no seu projeto e em também em conhecimento

É impossível ter ganhos com o Google AdSense sem investir. Você investe seu tempo, que cá entre nós, é um bem precioso e investe dinheiro comprando domínio, temas premium, campanhas no Facebook. Isto tudo é muito importante se você quer aumentar os seus ganhos. Não existe lucro quando não há investimento.

Além de investir em tráfego, invista também em conhecimento. Mesmo depois de tanto tempo trabalhando com o AdSense e passando por tantos altos e baixos, até hoje eu invisto nesta área. E não, você não precisa gastar pequenas fortunas comprando cursos caros. Com o valor de uma pizza (quer dizer, tem lugares em que a pizza custa muito mais do que isso) é possível ter acesso ao curso Google Adsense Experts, que me trouxe várias ideias para melhorar os ganhos do Adsense.

Saiba mais sobre o Google Adsense Experts

Google AdSense Experts

Além de aprender mais sobre o programa, você ainda fica com acesso liberado a outros cursos, que também irão ajudar a diversificar sua renda. Poderá aprender por exemplo, como preparar um e-book em um final de semana ou então iniciar os passos no e-mail marketing. O e-mail marketing, inclusive, pode ser uma ótima forma de gerar tráfego para o seu conteúdo, além de facilitar a venda de produtos como afiliado.

Uma última dica!

Ao compartilhar conhecimento, você também aprende. Engana-se muito quem pensa que ficar guardando para si o que já aprendeu até hoje, vai evitar a “concorrência” e aumentar os seus ganhos. Muito pelo contrário. Recomendo que você participe também do grupo no Facebook “Google Adsense para Iniciantes“, que apesar de ser “para iniciantes” também ajuda muita gente com experiência na área.

E você, possui mais alguma dica para aumentar os ganhos no Adsense? Compartilhe conosco na área de comentários.

Deixe uma resposta