Ferramentas e Recursos

Nesta página eu compartilho com vocês serviços que eu uso, já usei e recomendo. São ferramentas e recursos essenciais para quem quer entrar no mundo dos blogs e sites.

O importante é sempre testar e ver qual serviço atende melhor as suas necessidades. No começo, não há a necessidade de se investir em ferramentas caras. Use o que você tem e o que está ao seu alcance. Depois, quando começar a ter algum lucro, passe a investir pelo menos parte dele no seu negócio.

Ferramentas e Recursos

Ferramentas e recursos para a criação de blogs e sites

Hospedagem de Sites

Hostgator: Uma das hospedagens de sites mais populares no Brasil. Ideal para quem está começando. Atualmente (Junho/2016) o valor para hospedar um site na Hostgator custa cerca de R$18 reais. Se você optar por fazer pagamentos anuais, bienais, trienais, semestrais ou trimestrais, o valor pode cair ainda mais. O atendimento é em português e você pode fazer o seu pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito.

Serviços de Email Marketing

Uma dica que sempre dou para usuários iniciantes é: construa sua lista desde o dia 1. Se tem uma coisa que eu me arrependo muito é de não ter criado uma lista de leitores. Não dá para depender só do Google. Com uma lista de e-mail você pode informar diretamente ao seus leitores sobre as suas novidades e também oferecer produtos com as quais elas podem ficar interessadas.

Get Response: Boa parte do site já está traduzido para o português. Por isso, sempre que alguém me pede uma dica de serviço de e-mail marketing, indico a Get Response. Uso e recomendo. O preço também é bem interessante perto das concorrentes.

Não tem dinheiro para pagar um serviço de email marketing agora? Tudo bem, use o TinyLetter para pelo menos recolher emails. Ele é um serviço gratuito (até 5000 contatos), que permite que você mensagens para os seus leitores cadastrados. Não há possibilidade de visualizar estatísticas avançadas. Mas depois, quando você possuir verba para um serviço como o Get Response, poderá importar sua lista de contatos e trabalhá-la melhor.

Temas para WordPress

My Theme Shop: Minha fonte de temas premium favorita atualmente. Os preços são acessíveis e os temas são leves e funcionais. Você também encontra modelos gratuitos para iniciar o seu negócio. O suporte para tirar as suas dúvidas responde com rapidez.

Genesis StudioPress: O melhor framework do mercado. Uso com alguns projetos e são otimizados e rápidos. É possível encontrar designs dedicados para um tipo de projeto específico, como sites voltados para o mercado imobiliário ou sites de culinária.

Repositório do WordPress: O lugar ideal para você encontrar temas gratuitos com segurança. Tenho certeza que você ficar horas por lá, totalmente indeciso para escolher um tema para o seu blog ou site WordPress.

Plataformas para Blogs

WordPress.com: Você pode ter um blog gratuitamente usando o endereço “nomedeusuario.wordpress.com”. Existe a possibilidade de usar domínio próprio com o serviço, porém é necessário pagar um valor a parte.

WordPress.org: Sistema gratuito de gerenciamento de conteúdo. Você pode criar seu blog ou site, contratando um serviço de hospedagem de sites.

Blogger (Blogspot): Serviço de blogs gratuitos oferecido pelo Google. Você pode usar domínio próprio, sempre precisar pagar adicional, como acontece com o WordPress.com. Caso não opte por usar domínio próprio seu endereço seria “nomedeusuario.blogspot.com.br”

Cursos

Informação nunca é demais. Ao entrar para o mundo dos blogs e sites, é fato que você vai estar sempre aprendendo. É necessário se atualizar para não deixar o negócio morrer. Alguns cursos bons que você pode fazer são os seguintes:

Text Machine: Curso desenvolvido pelo Victor Palandi que vai te ensinar a criar textos do mais alto nível. Produzir conteúdo de qualidade é fundamental para o sucesso do seu projeto. O investimento que será necessário fazer para adquirir este curso é mínimo perto do retorno profissional que pode te dar.

Clube do Marketing Digital: Participando do clube você terá acesso a uma série de cursos do Gustavo Freitas. O valor da mensalidade é muito baixo perto do retorno que você ter. São vários cursos para quem está começando e também para quem já tem algum conhecimento. Se você quer trabalhar com AdSense, por exemplo, não pode deixar de conferir o curso Google AdSense Experts, que está disponível dentro do clube. Já deixei minhas impressões sobre o Clube do Marketing Digital aqui.

Finanças para Garotas: Um curso com uma linguagem fácil e diferente de garota para garota. Nele, a Fran Guarnieri te ensina a cuidar melhor do seu dinheiro. Você aprende a planejar suas finanças para realizar um sonho e muito mais. Essencial para quem está começando a ganhar uma quantia e não tem a menor ideia de como administrá-la.

Estas são as ferramentas e recursos que eu uso e recomendo. Fique de olho que esta página será sempre atualizada. Seja com a adição ou então a remoção de serviços que não utilizo e não recomendo mais.