Como fazer backup do blog WordPress completo em apenas alguns cliques

Você já pensou em perder todo o seu trabalho de anos em alguns minutos? Imagina que um problema com sua hospedagem faça os arquivos do seu blog desaparecerem sem chance de recuperação? Por isso manter um backup salvo em diversos locais é mais do que necessário. Neste post eu vou mostrar pra você como fazer backup do blog WordPress completo, incluindo banco de dados e arquivos em apenas alguns cliques.


Por mais que o “Tio da Hospedagem” me garanta que a empresa realiza backups diários (e realmente faz, pois já precisei que eles restaurassem arquivos uma vez), eu nunca gosto de manter todos os ovos na mesma cesta. Imagina que ocorra um problema em um período que ele não possa me atender a tempo? Já vi casos até de empresas de hospedagem fecharem e os blogs dos seus clientes simplesmente sumiram. Tendo um backup em mãos, você pode restaurar seu trabalho em pouco tempo em uma outra empresa se for o caso.

A verdade é que não interessa. Se você leva seu blog a sério, se é a sua forma de ganhar dinheiro, deve realizar um backup constantemente. Quando tenho tempo, faço diariamente, quando estou com muito volume de trabalho, uma vez por semana.

Como fazer backup do blog WordPress em apenas alguns cliques

Instale o plugin “BackUpWordPress” (veja como instalar plugins no WordPress), que é gratuito. Se quiser, poderá comprar extensões que adicionam funcionalidades ao plugin. Porém para o que precisamos, a versão gratuita é suficiente.

Após ativar o plugin, vá até o menu Ferramentas > Backups.

Como fazer backup do Blog WordPress em poucos cliques

O usuário verá a tela de opções. Seu funcionamento é muito simples. Eu particularmente só deixo a opção “Completo Manualmente” ativada, uma vez que ainda não tenho as extensões que enviam os backups para a nuvem automaticamente. Mas você pode configurá-lo como achar melhor. Para escolher suas preferências, clique em “Configurações”.

Logo em seguida o usuário poderá escolher uma das seguintes opções:

Como fazer backup do WordPress em poucos cliques

Em Backup: Escolha entre Banco de Dados e arquivos, apenas arquivos ou apenas banco de dados. Eu recomendo sempre deixar marcada a opção “Banco de Dados e Arquivos”.

Em Intervalo você pode escolher uma das seguintes opções:

  • Apenas manualmente: É a que eu uso e recomendo pois desta maneira, os backups só são gerados quando você executar o comando. Mas nada impede que você use uma das opções automáticas.
  • Uma vez a cada hora: Será realizado backup do seu blog uma vez a cada hora.
  • Duas vezes por dia: O plugin criará o backup automático do seu blog duas vezes por dia.
  • Uma vez por dia: O plugin criará o backup automático uma vez por dia no horário em que você definir.
  • Uma vez por semana: O plugin criará o backup automático uma vez por semana no dia em que você definir.
  • Once every two weeks: Tem este pequeno erro de tradução no plugin, que quer dizer uma vez a cada duas semanas.
  • Uma vez por mês: Seus backups só serão gerados uma vez por mês.

Em números de backup para armazenar: Você deve digitar a quantidade de backups que deseja ficar armazenando no seu servidor. Eu deixo apenas um, pois quando acabo o download do backup, o excluo na mesma hora para evitar ficar ocupando espaço no servidor. E cá entre nós, se o servidor tiver um problema sério, dificilmente será possível restaurar o backup que ficar por lá, então não há a menor necessidade de ficar armazenando o arquivo eternamento por lá.




Em notificação por email: Digite um email seu para receber uma notificação de quando o seu backup estiver pronto para download. Se o backup tiver menos de 10MB, ele será anexado ao email, caso contrário, basta fazer o download normalmente no seu blog.

Fazendo o backup do seu blog

Após realizar as suas configurações, clique em “Pronto” e já será possível criar o seu backup do blog WordPress com apenas alguns cliques. Clique em “Executar Agora” para começar.

Como fazer backup do Blog WordPress em apenas alguns cliques

Será mostrada uma mensagem “Starting Backup” que significa que o procedimento está em andamento.

Como fazer backup do Blog WordPress em apenas alguns cliques

Quando o backup estiver pronto, o usuário poderá ver o link para fazer o download.

Como fazer backup do Blog WordPress em apenas alguns cliques

Basta fazer o download do seu backup e guardar em local locais seguros. Você pode deixar este backup armazenado no servidor ou então clicar em excluir para deletar o arquivo depois do download.

No vídeo abaixo mostramos como fazer backup do blog WordPress. Clique para assistir.

Viram como fazer backup do blog WordPress não dá nenhum trabalho? Por mais que sua hospedagem nunca tenha tido problemas, prevenir é sempre melhor do que remediar.

Deixe uma resposta