10 dicas para blogueiros iniciantes

Quando eu comecei a me aventurar no mundo dos blogs, a quantidade de informação sobre o assunto era muito, mas muito pequena. Mesmo assim, não desisti e fiz muita pesquisa, que felizmente deu certo. Para quem quer começar hoje, com certeza encontra muito mais informação, mas também muita desinformação. Por isso, resolvi fazer uma listinha com 10 dicas para blogueiros iniciantes. Desta forma, você pode ter um início bem mais fácil que o meu.


Dez dicas para blogueiros inciantes

Dez dicas para blogueiros iniciantes

1 – Não seja mais um na multidão

Se você gosta de algum blog, não tente copia-lo! Você pode sim, se inspirar nos seus blogs e sites favoritos, mas tente ser diferente. Ao copiar conteúdo, você vai apenas se tornar mais um na multidão. Seja único, escreva do seu jeito, use suas palavras, produza suas fotos e vídeos. Crie! O blog tem que ter a sua cara e será isso que trará o destaque para você.

2 – Divulgue bastante seu blog, mas com responsabilidade

Faça comentários relevantes em outros sites. Nada de “que conteúdo bacana” só para colocar o endereço do seu blog na assinatura. Quando dizemos conteúdos relevantes, queremos dizer que devem ser comentários que acrescentam algo ao post em questão. O mesmo vale para postagens e fóruns e grupos do Facebook.

3 – Tenha um layout que seja a sua cara, mas que facilite a leitura

Eu sei que a gente se empolga e muitas vezes quer encher o blog de banners, cores e afins. Por mais que o blog tenha que ter a sua cara, ele deve ser ao mesmo tempo muito simples, deve facilitar a vida do usuário. Se ponha no lugar do leitor e veja se você encontra o conteúdo com facilidade e se é fácil ler os seus artigos. Se encontrar alguma dificuldade, é porque algo está errado. Como diz aquele ditado popular, menos é sempre mais.

4 – Seja persistente

Conseguir audiência leva tempo, muito tempo. É importante que você persista. Não é da noite pro dia que seu blog vai bombar em visualizações e comentários. Podem levar meses e até anos. Persista que o resultado para o seu trabalho um dia chega.

5 – Não fique implorando por links e parcerias

Preocupe-se sempre em produzir um bom conteúdo para seus leitores. Bons conteúdos geram links e repercussão naturalmente. Portanto, não existe necessidade de sair implorando por links e parcerias. Se você está começando então, ao invés de atrair público, pode afastá-los ainda mais.

6 – Quer levar seu blog a sério? Invista nele!

10 dicas para blogueiros iniciantes

Serviços gratuitos são muito bons, mas se você quer levar o seu projeto a sério, precisa investir!

É totalmente possível manter um blog de qualidade usando serviços gratuitos como o WordPress.com ou o Blogspot. Mas, se você quer tornar seu blog um negócio a longo prazo, invista nele. Trate-o como um negócio e invista em hospedagem e domínio próprio ao menos.




7 – Procure focar em um tema que você gosta e vai curtir desenvolver

É totalmente permitido ter um blog genérico, ou seja, que fale sobre tudo. Mas, blogs de nicho geralmente tendem-se a destacar mais na multidão. Se for possível, escolha um tema no qual você possa focar e que vai curtir desenvolver ao longo de anos.

8 – Cuide bem da sua audiência

Trate bem os seus leitores. Responda aos comentários, mantenha uma regularidade nas postagens e ofereça vários meios para entrarem em contato com quem escreve. Leitor que é bem tratado, sempre volta. Isto serve tanto para os blogueiros iniciantes quanto para os veteranos.

9 – Trate as críticas com cuidado

A internet está cheia de haters, não tem jeito. Prepare-se pois sempre aparecerá alguma alma ruim que só vai criticar e desmerecer o seu trabalho. Se a crítica for construtiva, aproveite para aprender e melhore ainda mais. Caso seja apenas um comentário vazio, apague e siga em frente.

10 – Crie uma lista de leitores desde o primeiro dia

Este é uma coisa que seu tivesse feito desde o primeiro dia, poderia ter conseguido resultados ainda melhores. Cadastre o email dos seus leitores para que você possa entrar em contato com eles sempre que possível. Crie aos poucos uma lista de email marketing. Com esta lista, você pode avisar sobre conteúdo novo, conversar com seus leitores, trocar ideias. Existem ótimos serviços gratuitos para isso como o MailerLite.

Dica extra: Estude!

10 dicas para blogueiros iniciantes

A melhor dica que posso dar para os blogueiros iniciantes é: estude sempre! Pesquise que tem muito material bacana e interessante na internet. Se você gosta de todas as informações centralizadas em um só lugar, o Clube do Marketing Digital pode ser a ajuda que você precisa.

Estas são algumas dicas que podemos passar para os blogueiros iniciantes. Não tenha medo de começar e muito menos tenha medo de errar. É bem possível ganhar dinheiro blogando, mas vai levar tempo. Invista no seu sonho que você com certeza chega lá.

Deixe uma resposta